Nova Sussuarana será beneficiada, a partir de agora, pelo programa Morar Melhor, promovido pela Prefeitura. O prefeito ACM Neto esteve nesta terça-feira (07) na comunidade para autorizar a reforma de 209 casas nessa primeira fase do programa, que prevê melhorias em 20 mil unidades habitacionais em toda a cidade até o final deste ano.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), o programa tem o objetivo de reformar casas em situação precária em áreas pré-selecionadas de Salvador, de acordo com dados do Censo IBGE 2010.

A iniciativa visa ainda prestar assistência técnica, oferecer moradias mais dignas para as pessoas e resgatar a cidadania e autoestima da população residente nas áreas contempladas. O programa terá duração de cinco anos e beneficiará 20 mil residências por ano. Ao final, serão contempladas cerca de 100 mil unidades em toda a cidade.

De acordo com o prefeito, o programa foi concebido a partir das visitas aos bairros, conhecendo os problemas de perto, quando foi possível verificar as principais demandas habitacionais. "O Morar Melhor foi criado para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Durante minhas visitas aos bairros, vi que muitas famílias queriam reformar suas casas, mas que não conseguiam juntar dinheiro para isso", observou.

Até o momento, 8.789 residências foram reformadas em 24 bairros da capital. O morador selecionado terá a opção de escolher quais intervenções serão realizadas na residência, como troca do telhado, instalação de esquadrias (portas e janelas), louças sanitárias (vaso e pia) e reboco e pintura, com limite de até R$ 5 mil.