Nova edição do Gabinete da Prefeitura em Ação é realizada no bairro também com vistorias e ordens de serviço

O prefeito ACM Neto finalizou agora há noite mais uma edição do Gabinete da Prefeitura em Ação, que hoje foi realizado no bairro de Valéria. O encerramento da programação, que contou com uma série de atividades desde a manhã, contou com a assinatura de uma ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 521 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor, em solenidade na Rua Ruth Fernandes.

Na ocasião o gestor também autorizou a construção de uma unidade creche pré-escola no bairro. A unidade será a décima quarta creche entregue pela Prefeitura como parte do programa Primeiro Passo. Serão beneficiadas com a construção do equipamento crianças com idade de zero a cinco anos. Ao todo serão 405 vagas ofertadas.

Durante o evento o prefeito destacou a importância de transferir para uma região administrativa toda a sua equipe preservando o compromisso assumido de tornar os cidadãos mais próximos da Prefeitura.  Neto também ressaltou a relevância de fomentar o sentimento de pertencimento moradores de Valéria à cidade, já que o bairro é “geograficamente o primeiro para quem chega em Salvador".

Ligação - Mais cedo, pela manhã, o prefeito visitou as obras de construção da de ligação entre os bairros de Cajazeiras, Valéria e Águas Claras com a BR-324, a maior em andamento na cidade executada pela Prefeitura. O titular da secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, afirmou que as obras estão em processo acelerado e já atingiram 80% do projeto. A conclusão da via está prevista para junho deste ano.

O prefeito analisou em conjunto com os secretários os serviços já executados, que englobam aterramento e compactação do solo. Atualmente está sendo realizada a pavimentação da avenida, que contará com duas faixas nos sentidos de ida e volta. A pista dispõe de 7,2 km de extensão e abrange a construção de duas rotatórias e um viaduto que ficará localizado sobre a BR, dando acesso ao bairro de Valéria. Também fará parte da intervenção a construção de passeios, bueiros nos dois lados da via, oito pontos de ônibus e canteiro central.

Segundo o prefeito, além de desafogar o trafego da região, que é intenso, a nova via de ligação entre os bairros irá ajudar uma área que é considerada como vetor de crescimento da capital baiana. Para a concretização da avenida será destinado um montante aproximado de R$ 60 milhões. Após a finalização das obras estima-se que o tempo de deslocamento para o centro da cidade seja reduzido drasticamente. A previsão é que o tempo médio de viajem entre Cajazeiras e a BR-324, por exemplo, caia de 50 para 10 minutos.

O prefeito assinou duas ordens de serviço em Pirajá. A primeira, para início da construção de uma creche-escola do programa Primeiro Passo no bairro. A segunda ordem autorizou a recuperação do campo de futebol do Conjunto Pirajá I, cujo investimento será R$ 180 mil. No final da manhã, ACM Neto se encontrou com lideranças comunitárias na Escola Municipal Professor Milton Santos.

Nova equipe - Também durante o Gabinete da Prefeitura em Ação, ACM Neto anunciou o nome de três dirigentes públicos do Executivo municipal. O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) chefiará a Secretaria de Relações Institucionais. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda será gerida pelo administrador Bernardo Araújo. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), por sua vez, terá Kaio Morais (ex-diretor da Secretaria de Gestão) como gestor.