Investimento total de R$1,7 milhões atende a uma antiga reivindicação dos moradores

Após 25 anos de sofrimento, os moradores da Rua da Carmosina e do Beco do Jiló, no bairro do Retiro, presenciaram a realização de um sonho com a entrega das obras de contenção das encostas das localidades, realizada nesta terça-feira (22). A ação contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, do superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Almir Melo, demais autoridades e população, dentro da programação do aniversário de 467 anos de Salvador. Somando 1,2 mil m² de encostas, as obras tiveram duração de aproximadamente um ano e contaram com investimento de R$1,7 milhão.

Uma das mais emocionadas era a dona de casa Jessé Moreira, de 50 anos e há 20 deles moradora da Rua da Carmosina. Ela apontou uma parede para demonstrar o que a comunidade sofria no período das chuvas. “Está vendo aquela marca de barro ali em cima? Foi do último deslizamento de terra aqui. Toda a vez que chovia eu saía de casa recebia o auxílio-aluguel e voltava assim que o tempo melhorava. Agora está um paraíso, fiz até uma laje para o banheiro de casa”, contou, olhando para a residência no alto da encosta.

O prefeito ACM Neto lembrou que, desde 2013, estão sendo reforçadas as ações de prevenção aos riscos provocados pela chuva. Neste ano, a Operação Chuva teve a ação preparatória iniciada no fim de fevereiro e uma série de iniciativas estão sendo realizadas, como a formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas localidades de risco, capacitação de líderes comunitários, convocação de voluntários e investimentos em tecnologia, como a implantação do Sistema de Alerta e Alarme. Além disso, estão sendo realizadas campanhas de conscientização dos cidadãos para depositar o lixo nos locais adequados, assim como deixar as casas em situações que envolvam risco de morte.

“A Prefeitura está com dificuldades em avançar com as obras de encostas que foram prometidas pelo governo federal e que até agora não foram liberados recursos por conta da burocracia, das exigências e agora da restrição orçamentária. No entanto, estamos tentando enfrentar tudo isso com realização de obras e concessão do Aluguel Social, que tem beneficiado 5 mil famílias”, complementou o prefeito, ao comentar sobre as situações das demais áreas de risco na cidade.