“Salvador se tornou uma referência em resiliência no Brasil e no mundo, com uma estratégia de prevenção a desastres que tem oferecido cada vez mais segurança à população soteropolitana”, afirmou o vice-prefeito Bruno Reis, na solenidade em que autorizou o início das obras de recuperação estrutural do Viaduto Juscelino Kubitschek, na Avenida Vasco da Gama, nesta terça-feira (24). O equipamento, que dá acesso à Avenida Anita Garibaldi, receberá investimento de R$ 562,7 mil. A previsão de conclusão das intervenções é de seis meses.

Também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis disse que a ação integra o programa municipal de revitalização de pontes e viadutos na capital baiana, uma iniciativa pioneira no país. “Quando assumi a Seinfra, havia a preocupação em relação à segurança desses equipamentos em Salvador. Diferente de outras capitais brasileiras, que primeiro esperaram os desastres ocorrerem para iniciarem as intervenções, nós saímos na frente. Diante do problema, agimos”, assinalou.

A obra no Viaduto Juscelino Kubitschek envolve a recomposição da estrutura de concreto e o tratamento das fissuras, além de serviços de pavimentação asfáltica e recuperação do sistema de drenagem. “Somada a essa ação, iniciamos o processo de humanização. Aqui, vamos fazer um novo paisagismo, colocar iluminação embaixo do viaduto, instalar equipamentos para criar espaços de convivência e oferecer mais opções de lazer, dentro da nossa estratégia de devolver a cidade ao cidadão”, frisou o vice-prefeito.

De acordo com Bruno Reis, cerca de 50 viadutos passam por estudos. O objetivo da avaliação é identificar eventuais riscos e necessidades de reparos. Atualmente, a Prefeitura promove a reforma de três equipamentos. A primeira ação desse programa preventivo foi na Terceira Ponte, na Avenida Octávio Mangabeira, em Jaguaribe, com orçamento de R$ 1 milhão. Depois, a gestão municipal autorizou a requalificação dos viadutos Rômulo Almeida, com investimento de R$ 348,3 mil, e da Gabriela, no Vale do Canela, com recursos da ordem de R$ 1,7 milhão.