Beneficio para quem anda de carro e a pé. Esse é o conceito das obras de requalificação e infraestrutura que irão transformar a Via Regional - responsável por integrar diversos bairros de Salvador - em um corredor de tráfego com plena acessibilidade e mobilidade, extinguindo problemas antigos como alagamentos e pavimentação irregular. A ordem de serviço para o início das intervenções foi assinada nesta sexta-feira (27) pelo prefeito ACM Neto, em solenidade que ocorreu próximo à Rua Rio Cambonas, em Sete de Abril. 

Atendendo ao apelo da população, o prefeito também autorizou a implantação de uma academia de ginástica ao ar livre no entorno. Além de ACM Neto, estiverem presentes no ato o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, lideranças comunitárias e moradores, que fizeram a maior festa e colocaram o prefeito para fazer ginástica.  

Com investimentos de R$ 7,4 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura, as melhorias na Via Regional serão realizadas em uma extensão de 3.4 km, entre a Rotatória de São Marcos até o encontro com a Avenida 29 de Março. Os serviços englobam drenagem, construção de passeio em concreto, meio-fio, nova iluminação em LED, além de recapeamento asfáltico. Todo o serviço será coordenado pela Seinfra, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). 

ACM Neto destacou que a requalificação da Via Regional se junta a um conjunto de intervenções realizadas nos bairros do entorno, como a revitalização do Jardim Botânico de Salvador, na Avenida São Rafael, melhorias habitacionais com o programa Morar Melhor, contenções de encostas, requalificação de canais e urbanizações do Conjunto Habitacional Baixa Fria, localizado entre São Marcos e Canabrava. 

“Fizemos recapeamentos em diversas vias, além de abertura de novos espaços de conexão como a Avenida Dois de Julho, que integra Valéria e Cajazeiras com Boca da Mata. Daqui a sete meses estaremos aqui na Via Regional para inaugurar essa base de tráfego, que passará a oferecer melhores condições para os veículos e, sobretudo, aos pedestres, proporcionando inclusive menos tempo de deslocamento”, disse ACM Neto.  

Periferia 

Bruno Reis ressaltou que serão beneficiados diariamente moradores e motoristas de Novo Marotinho, Águas Claras, Jardim Nova Esperança, Cajazeiras, São Marcos, Sete de Abril e Castelo Branco. Ele enfatizou que a quantidade de obras nos bairros periféricos de Salvador tem sido igual ou maior do que em outras regiões como Centro e Orla, e que muitas dessas intervenções, inclusive, tem ajudado a gerar emprego e renda na cidade. 

“A Via Regional é só mais um exemplo dentre tantos outros. De 2013 até este ano, a Prefeitura já realizou 597 km de requalificação asfáltica e 55,5 km de pavimentação. Estamos recapeando toda a Rua Direta de São Marcos e, em breve, faremos intervenções na Avenida Gal Costa, em Pau da Lima, e na Estrada Velha do Aeroporto”, afirmou.