Com mais conforto e maior capacidade de receber visitantes, a nova Praça Irmã Dulce será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (27), às 17h, no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O local passou por diversas intervenções, tendo sua área ampliada para cerca de 18 mil m². As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e resultaram na compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno, além da construção do estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos (54 carros e 52 ônibus). O custo total da reforma foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

"Esta reforma traz diversas alterações que enriquecem o projeto do memorial Irmã Dulce. Com as intervenções toda a área foi unificada e o local amplia as opções de lazer para a comunidade. Além disso, as mudanças ajudam no ordenamento do trânsito local, visto que os pontos de ônibus foram relocados para as novas baias", explica o superintendente da Sucop, Almir Melo.

A reforma englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação. Quatro novas baias recuadas para ônibus foram construídas para facilitar a vida de quem necessita do transporte público no dia a dia, gerando impacto significativo na mobilidade urbana do bairro.

Nove praças – Outras nove praças devem ser entregues pela Prefeitura até o fim deste ano, com obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). As localidades beneficiadas são o Largo do Tanque, Boa Vista de São Caetano, Boca da Mata, Barros Reis, Cidade Nova, Avenida Centenário, Stella Maris e Pero Vaz.

As praças, que possuem as mesmas configurações dos mais de 100 equipamentos entregues pela Prefeitura desde 2013, são compostas por mesas de jogos de salão, espaço infantil para crianças com até cinco anos de idade; parque infantil para aqueles que têm entre cinco e doze anos; Casa de Tarzan e minipassarela. Além disso, os espaços contam também com totens, pergolado, paisagismo, iluminação cênica e bancos de madeira de alta qualidade.

Em Stella Maris, a praça contará com uma nova pista de cooper para aqueles que, além de passear, pretendem manter a boa forma. Já no caso do equipamento localizado na Avenida Centenário, a estrutura receberá uma moderna academia de saúde a céu aberto, composta por aparelhos destinados aos praticantes de diversas atividades físicas.

"Nossa intenção é ter cada vez mais o cidadão presente nos espaços públicos do município. Isso é bom para a autoestima das pessoas e faz bem à cidade como um todo. Antes, esses locais viviam abandonados, com sujeira e criminalidade. Agora o espaço público está sendo devolvido a quem lhe é de direito: o cidadão ", comenta o titular da Seman, Marcílio Bastos.