Com muita festa e no clima pré-Verão, mais um trecho de orla foi entregue completamente requalificado pelo prefeito ACM Neto na manhã deste sábado (21). Conhecido por ser um local de prática de diversas atividades físicas e de momentos de lazer, o Jardim de Alah recebeu investimento de R$4 milhões e que englobou reforma de estruturas, alteração no paisagismo e implantação de equipamentos para práticas esportivas. A cerimônia contou com o descerramento da placa e um dia inteiro de atividades, com organização da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

“Mudamos a realidade da orla de Salvador em menos de três anos. Quando assumi a Prefeitura, cansei de ouvir as pessoas falarem que tínhamos a orla mais feia do Brasil. Hoje, tudo mudou e tenho certeza que baianos e turistas terão muito orgulho de visitar e curtir as nossas praias”, disse o prefeito ACM Neto, que participou da solenidade ao lado das filhas Lívia e Marcela.

“Estou impressionada com a beleza da nossa orla. Antes, tinha lixo, mato e construções de péssima qualidade. Em pouco tempo, ACM Neto transformou tudo e, hoje, dá gosto a gente vir aqui com nossos filhos, pais ou amigos”, disse a estudante Joseane Correia Mendonça.

As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Dentre as benfeitorias promovidas está a construção de uma ciclovia e alargamento da calçada de 3,5m para seis metros de largura. O novo calçamento é composto por um piso semelhante ao que foi utilizado anteriormente na Boca do Rio, o que torna a orla esteticamente mais harmônica. De acordo com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável pelo desenvolvimento do projeto, as melhorias Jardim de Alah também estão interligadas à concepção empreendida na área do Aeroclube, que está em obras.

O estacionamento do Jardim de Alah foi mantido e passou por melhorias. Além disso, três novos quiosques comerciais foram instalados para preservar os trabalhadores que já atuavam na área. Também foram executadas medidas preventivas, como reforço na contenção do calçamento, com a utilização de alvenaria de concreto.

O Jardim de Alah é o sétimo trecho de orla entregue pela Prefeitura desde 2013, dentro do projeto Orla Salvador. Já foram beneficiados com a requalificação as localidades da Boca do Rio, Barra, São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã e Itapuã. A estimativa é de que a orla da Ribeira seja entregue em dezembro e as obras do Rio Vermelho sejam concluídas no fim de janeiro. Também está em execução o segundo trecho da Barra e estão em fase de projeto os trechos de Plataforma, Itacaranha, Boa Viagem e Praia do Flamengo.