Os moradores da comunidade conhecida como Beco do Fumo, no Subúrbio Ferroviário, estão entre as 444 famílias que comemoram um presente de Natal antecipado. A cerimônia de assinatura dos contratos para as novas residências do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com intermediação da Prefeitura, foi realizada nesta terça-feira (12), no auditório da Faculdade Unopar, no Parque Bela Vista. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis; dos secretários Almir Melo (Infraestrutura e Obras Públicas) e João Roma (Gabinete); do superintendente regional e do gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Lídio Mota e Marcos Barbosa, respectivamente; demais autoridades e beneficiários.

As novas unidades estão localizadas nos empreendimentos residenciais Ceasa III, IV e V, na Estrada do Bom Sucesso, na região do CIA-Aeroporto. Ex-moradora da Boca do Fumo, a dona de casa Lucidalva Santos, casada, três filhos e mais um a caminho, era só felicidade com a perspectiva de uma nova vida. “Já vi até o local onde vou morar e gostei bastante. Além de mim, minha mãe e mais duas irmãs também conseguiram um apartamento por lá e vamos morar próximas umas das outras. Só de sair do aluguel, de um lugar que era muito complicado, para ter uma casa própria, é uma alegria muito grande”, afirmou.

O prefeito ACM Neto salientou que, apesar de residirem em locais diferentes – muitas delas moradoras de áreas de risco em Salvador -, todos os beneficiários possuem um único sonho: ter uma casa própria, confortável e segura, que possibilitará um futuro melhor para as famílias. “Agora, a Prefeitura iniciará um novo desafio, que envolve a garantia imediata da acessibilidade dos moradores. Já foi solicitada, inclusive, a criação de linhas de ônibus para atender aos residenciais. Também deve ser garantida a construção de equipamentos públicos, como escolas, creches e postos de saúde, para atender à população. A verba do governo federal, destinada a isso, ainda não foi liberada. No entanto, já estamos dando andamento aos projetos”, completou.

Fases e critérios

Essa é a penúltima etapa para que os selecionados concretizem o sonho da casa própria. A próxima será a entrega das chaves, prevista para acontecer nos próximos dias. Para a seleção dos proprietários, foram analisados critérios como a renda familiar de até R$ 1.800, a existência de crianças com microcefalia na família e a moradia em situação de risco geológico, de acordo com a Portaria 321/2016, do Ministério das Cidades. Desde 2013, 8.571 famílias de Salvador já foram contempladas com o programa Minha Casa, Minha Vida.