O prefeito ACM Neto vistoriou, na manhã desta segunda-feira (28), a reta final das obras de requalificação da orla de Itapuã. Acompanhado por secretários e gestores de diversos órgãos municipais, Neto percorreu o trecho entre a Rua Aristides Milton (Itapuã) até o coqueiral de Piatã, perfazendo os três quilômetros do projeto, que foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira e que contém novas propostas para os quiosques, além de espaços para cultura, lazer, esporte e convivência.

"As obras estão orçadas em cerca de R$ 13 milhões, e tem previsão para ser entregue no início de outubro. Estamos finalizando alguns detalhes pendentes, como acabamento, além da criação de novas plataformas no entorno dos quiosques. No geral, resta apenas o arremate da obra para que a nova orla seja entregue à população totalmente requalificada", informou o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fontana (Sindec), que acompanhou a vistoria.

No total, as intervenções contemplam a construção de oito quiosques, uma quadra poliesportiva, ciclovias, um mirante de frente para o mar e um deck de madeira, para lazer e convivência. Além disso, seguindo o padrão dos inúmeros espaços públicos já entregues pela Prefeitura, a nova orla do bairro contará com parque infantil, praça multiuso, estacionamento, mobiliário urbano e piso tátil. Para que não se perca as características históricas do bairro, as “casas do pescador” serão mantidas, passando antes pela devida revitalização, com direito a rampas de acessibilidade e posto para salva-vidas.

Ainda em fase de conclusão, as intervenções na orla de Itapuã agradam moradores e visitantes. De férias em Salvador pela terceira vez, o projetista Edvaldo Costa revelou surpresa ao ver as mudanças implementadas na cidade desde e sua última passagem. "Estive aqui há pouco tempo e não tinha nada disso. A orla estava feia, esburacada, e esse é um dos cartões postais da cidade. Não podia ficar daquele jeito. Essa reforma será importante não apenas para a população, mas principalmente para quem vem de fora, que poderá passar a boa impressão para outras pessoas".