Neste início de 2024, a doméstica Valdeci de Jesus, de 60 anos, é só felicidade ao ver a casa completamente transformada pelo Morar Melhor. Além dela, mais 99 famílias do bairro de Narandiba foram beneficiadas pelo programa da Prefeitura de Salvador, que reforma casas em situação precária, devolvendo a dignidade e a autoestima dos cidadãos.

A entrega simbólica das obras ocorreu na noite desta terça-feira (2), com a presença do prefeito Bruno Reis, gestores municipais e demais autoridades. Esta é a segunda vez que o Morar Melhor atua no bairro e, no total, 297 imóveis já passaram por reforma.

“Minha casa antigamente não tinha reboco, não tinha piso, o telhado era velho, molhava tudo. Agora ela está linda, o Morar Melhor renovou, graças a Deus! Sou muito grata a todos”, declarou dona Valdeci, que mora no imóvel com um filho e uma sobrinha. A transformação envolveu troca de telhado, pintura e reboco, troca de portas e janelas e instalação de vasos sanitários.

“Vocês não imaginam o quanto é bom começar o ano fazendo o que a gente mais gosta. O relato de dona Valdeci é muito parecido com o depoimento de todas as outras pessoas que eu tenho a oportunidade de conversar quando fazemos a entrega do Morar Melhor. É um programa que tem o poder de devolver a dignidade ao cidadão, que passa a ter uma casa renovada. É a realização de um sonho para esses moradores”, declarou Bruno Reis.

O prefeito aproveitou para anunciar que será realizada a requalificação dos quiosques do canteiro central, além de um espaço de convivência em Narandiba. As obras terão investimento de R$367 mil. Além disso, a Escola Municipal Gersino Coelho deverá ser reconstruída, com a antiga estrutura dando lugar a um imóvel de alto padrão.

Funcionamento

O Morar Melhor é realizado em casas em situação precária, seguindo estes critérios: precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Não é realizada inscrição para o Morar Melhor

As equipes do programa vão até o local e fazem o cadastramento das famílias, de acordo com os critérios citados. O valor das intervenções em cada imóvel é de até R$7 mil e as obras são realizadas de acordo com a escolha dos próprios moradores.

Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou quase 44 mil imóveis em cerca de 300 comunidades da capital baiana.