O Projeto Novo Mané Dendê, através de seu Programa de Educação Ambiental (PEA), realizou neste sábado (2), no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário, uma ação de educação ambiental com a participação de mais de 100 pessoas. O evento contou com diversas atividades educativas para alertar a comunidade local para com os cuidados com o meio ambiente.
 
Crianças e adultos participaram das oficinas educativas com foco na educação ambiental. Uma das oficinas mais desejadas foi a de semeadeira, que é a preparação da semente para ser colocada no solo. A oficina de materiais reciclados com latas de leite em pó, que foram transformadas em brinquedos, também foi uma das mais concorridas e fez sucesso entre a criançada. Estiveram presentes mais de 100 pessoas residentes dos bairros beneficiados pelo Novo Mané Dendê.
 
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, afirma que “as ações do Novo Mané Dendê com o meio ambiente incentivam os moradores das áreas do projeto uma participação ativa nos cuidados com a natureza. Essa iniciativa traz a consciência da realidade global do planeta e busca o despertar coletivo para as questões ambientais.”
 
Além dessas atividades, ocorreu um desfile de moda sustentável e uma mini trilha pelo parque até a cachoeira. O evento também teve apresentação musical do grupo Coletivo Nós Chegou, que apresentou uma música abordando os "5Rs" que são: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. As cinco palavras buscam sensibilizar o planeta para uma vida mais sustentável.
 
Ubirajara Fagundes, professor de artes da Escola Manoel Henrique da Silva Barradas, esteve presente no evento não só para incentivar os alunos, mas também para ampliar o seu conhecimento. “É interessante e enriquecedor tudo isso que o Novo Mané Dendê vem fazendo. Este projeto devolveu a autoestima dos meus alunos, pois agora estão em uma comunidade que vem ganhando tratamento de esgoto e urbanização.”, comemorou.