Quem mora no Alto do Cabrito ganhou mais um motivo para celebrar as intervenções da Prefeitura neste ano. O bairro recebeu, na noite de terça-feira (28), mais 100 residências reformadas através do programa Morar Melhor. As casas, que ganharam nova roupagem, vão permitir que estas famílias possam encerrar 2023 com o sonho de morar em um lar ainda mais digno realizado. Esta foi a segunda vez que o programa contemplou o Alto do Cabrito. No total o bairro já conta com 291 casas reformadas. 

Na ocasião da entrega das obras, o prefeito Bruno Reis destacou o quanto a iniciativa tem transformado a vida dos soteropolitanos. “Este é o programa da Prefeitura que tem o maior alcance social e meu sentimento é sempre o mesmo quando entrego as casas reformadas, porque as histórias das famílias contempladas são muito parecidas. É muito bom ver as pessoas chorando de alegria e é isso que motiva a Prefeitura a seguir caminhando e realizando. A casa tem esse poder de transformação”, afirmou. 

Reis destacou que a Prefeitura está executando no local a contenção da encosta localizada na Rua das Hortas além da cobertura das quadras esportivas de duas unidades de ensino da localidade. O gestor aproveitou para anunciar que virão mais obras no próximo ano.  

“Estamos definindo uma série de ações e intervenções para melhorar a vida das comunidades. Temos outros projetos para o Cabrito, como a urbanização de um canal e de algumas vias para trazer mais qualidade de vida para todos. Vamos seguir nesse ritmo, acelerado, melhorando a vida das pessoas”, detalhou.  

Sonho realizado

Roquilda Maria Correia, 59 anos, foi uma das contempladas pelo programa Morar Melhor no Alto do Cabrito. Ela divide o lar com o esposo Antônio, um dos três filhos e dois netos. Roquilda, que reside no imóvel há 35 anos, contou que tinha vergonha de receber visitas pelo estado degradado da casa, mas a realidade mudou com a chegada do programa. O lar ganhou um novo telhado, uma fachada rebocada e colorida de amarelo, além de pintura e reparos nas paredes internas e no quintal.  

“Essa é a primeira vez que minha casa passa por uma reforma grande. Eu só tenho a agradecer. Sonhei muito que um dia eu seria contemplada pelo Morar Melhor e aconteceu. Agora eu só peço a Deus para desfrutar da minha casinha. Até minha autoestima melhorou. Hoje tenho orgulho do meu lar”, contou emocionada.  

Balanço

Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já reformou quase 44 mil imóveis em cerca de 300 comunidades da capital baiana. Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. 

O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, destacou que o programa tem contemplado ainda mais famílias de forma e de forma cada vez mais célere. “Estamos entregando casas reformadas com grande velocidade. Esse resultado é fruto da expertise que adquirimos com o passar do tempo, adequando os processos. Portanto é inspiração e transpiração. Com isso, estamos entregando quase 800 casas reformadas por mês”, detalhou.  

Perfil dos beneficiários

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.