As obras do Terminal de Ônibus do Novo Mané Dendê seguem com ritmo avançado e já estão com 30% dos serviços concluídos. Com previsão de entrega para janeiro de 2024, a obra segue em fase de concretagem dos quiosques, das lojas e armação das ferragens para cobertura do equipamento. Além das fundações, já foram realizados a construção dos quiosques e lojas, fechamento das paredes e revestimentos.

Com 2,3 mil m² de área e investimento de aproximadamente R$20 milhões, o terminal vai ampliar a mobilidade dos usuários do transporte coletivo, trazendo mais conforto e segurança. O equipamento terá sete baias para embarque e desembarque, três para estacionamento de ônibus (estoque) e bicicletário com 15 vagas.

Também haverá recepção, sala administrativa, sala de descanso de motoristas, depósito, dez lojas comerciais, quatro quiosques, quatro lanchonetes/restaurantes, sanitários públicos e para motoristas, subestação, medidores, abrigo de resíduos, abrigo de GLP, reservatórios e casas de bombas.

A obra faz parte de um pacote de ações da Prefeitura para beneficiar os moradores do projeto Novo Mané Dendê, tocado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), além de toda comunidade do entorno que utiliza o transporte público na região. A intervenção está sendo realizada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Para o superintendente da Sucop, Orlando Castro, essa é mais uma iniciativa que a gestão municipal realiza para beneficiar a quem mais precisa. “Essa gestão tem acessado localidades que realmente precisam do poder público. Essa obra vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores que utilizam o transporte na região,” destacou.

Projeto

O Novo Mané Dendê é o maior projeto de urbanização e saneamento da história da cidade que, quando totalmente concluído, vai beneficiar diretamente dez mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.  A iniciativa teve a primeira etapa entregue em setembro do ano passado, que envolveu serviços de micro e macrodrenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de pavimentação e novas áreas de lazer em Ilha Amarela. Em maio passado, parte da segunda etapa foi concluída na região com a construção de praças equipadas com quiosques, brinquedos para a diversão da criançada e campos de futebol.

“O Novo Mané Dendê avança a passos largos. No quesito da infraestrutura, ultrapassamos a marca de 40% do projeto concluído. Além do Terminal, outras grandes obras estão em execução na região como o Centro Cultural e Comunitário, escolas e Mercado Municipal que estão previstos para serem entregues ainda no primeiro semestre de 2024. Além disso, as 710 novas habitações também já estão em andamento. É uma verdadeira transformação na história do Subúrbio”, declarou o secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.