O prefeito Bruno Reis participou na noite desta quarta-feira (20) do lançamento da Constru Nordeste, o primeiro grande encontro do setor da construção das regiões Norte e Nordeste do país. O evento, que ocorre até sexta-feira (22) no Centro de Convenções, tem realização da Bahia Eventos e patrocínio da Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Passos, e o secretário da Seinfra, Luiz Carlos.

Bruno Reis destacou que a Prefeitura tem hoje um investimento robusto em obras públicas, que supera a casa dos R$ 2 bilhões. “O setor da construção civil é um dos que mais empregam em nossa cidade. Hoje nós temos 55 mil trabalhadores com carteira assinada nesse segmento. Hoje as obras públicas da prefeitura passam da casa de R$ 2 bilhões. Há também outros R$ 10 bilhões de empreendimentos privados que nós licenciamos entre 2021, 2022 e 2023”, disse.

Esse investimento deve aquecer ainda mais o mercado da construção civil, gerar empregos e renda para a cidade. “Em um passado não muito distante, não tínhamos segurança jurídica para quem queria investir, PDDU nem mesmo LOAS, ou seja, esse setor foi extremamente penalizado. Por outro lado, não existia política de estímulo e incentivos fiscais. Hoje temos uma série de iniciativas como o Revitalizar e o IPTU Verde”, contou.

O prefeito também falou sobre os esforços municipais para dinamizar a economia da cidade. “Por outro lado, os licenciamentos na Sedur passaram a ter celeridade maior. Empresas agora podem ser abertas em quatro horas. Reduzimos o prazo dos licenciamentos e desde 2021 já licenciamos 27 mil unidades habitacionais e 168 grandes empreendimentos comerciais, a exemplo da nova Ferreira Costa e da Leroy e Merlin. Esses investimentos permitem a geração de emprego, que sejam geradas oportunidades e assim garantir a renda para milhares de famílias na nossa cidade”, finalizou.

Evento - A ideia do evento é que a cadeia da construção civil compartilhe melhores práticas, novidades e tendências nacionais e internacionais, produtos e soluções em inovação e sustentabilidade. Participam da feira aproximadamente 150 marcas expositoras e a expectativa dos organizadores é receber vinte mil profissionais nos três dias de evento.

São esperados empresários do setor de todo o Brasil, fornecedores, lojistas, engenheiros e arquitetos, empreiteiras, designer de interiores, decoradores, paisagistas, estudantes e toda a indústria da construção. A Constru Nordeste vai funcionar das 11h às 21h.

O titular da Seinfra, Luiz Carlos Souza, explicou que a proposta é atrair investimentos para a capital baiana. “A Prefeitura vem investindo muito em infraestrutura e isso é um um vetor de desenvolvimento econômico Os empresários e a indústria do setor da construção precisam conhecer os detalhes dos investimentos, o volume de obras que temos na cidade e de que maneira isso vai afetar aos empreendimentos e melhorar a vida das pessoas para se sentirem estimulados a fazer novos investimentos na cidade”, detalhou.

A pasta terá um stand no evento onde a equipe municipal vai dialogar com o setor, mostrar as intervenções que já foram executadas na cidade e falar sobre os projetos futuros. Um dos empreendimentos que serão apresentados, destacou Souza, será a Arena Multiuso que será construída no Parque dos Ventos. O projeto do equipamento prevê capacidade para receber 12,5 mil pessoas onde serão realizados eventos nacionais e internacionais.

O secretário destacou que a cidade ficou em terceiro lugar em número absoluto e em segundo lugar em percentual na geração de emprego e renda no setor da indústria da construção no ano anterior. “Então a gente quer mostrar para o segmento que a prefeitura vem fazendo a sua parte e que Salvador é um terreno fértil para investir em novos empreendimentos”, finalizou