Novidades são anunciadas em conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida

O bairro de Cassange será beneficiado com novas ações promovidas pela Prefeitura na região, localizada na CIA-Aeroporto. As novidades – construção de uma creche, disponibilização de linha de ônibus, pavimentação e isenção do IPTU para os moradores – foram anunciadas nesta quarta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de gestores municipais, no Conjunto Coração de Maria, na Estrada das Pedreiras, construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Para o prefeito, a construção de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida devem ser seguidos de oferta de serviços públicos, principalmente porque a maioria dos conjuntos foram construídos em áreas afastadas do Centro da cidade. “Estamos aqui hoje no Conjunto Coração de Maria, que foi entregue há poucos dias pelo governo federal, para anunciar essas melhorias na educação, iluminação, pavimentação e transporte público, além da isenção do IPTU e da Taxa de Lixo em todas as unidades habitacionais. Aguardamos apenas uma posição do governo estadual sobre a instalação do posto de saúde, que é muito importante para a comunidade e que, assim, conseguirá abraçar esse conjunto de serviços públicos essenciais para os moradores”, salientou.

Dentro do conjunto será construída a 16ª Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, que atenderá a 405 crianças de 0 a 5 anos de todo o bairro de Cassange. A partir da segunda-feira (9), será disponibilizada a linha de ônibus Pedreira/Carigi/Coração de Maria/Estação Pirajá, que possibilitará a integração com outros pontos da cidade, principalmente da região do Subúrbio Ferroviário, onde moravam antes a maioria dos cidadãos que residem no bairro. A linha vai aumentar a oferta de transporte, em conjunto com outras três linhas já existentes: Cassange/Estação Mussurunga, Barro Duro/Estação Mussurunga e Conjunto Bosque das Bromélias/Estação Mussurunga.

Na área de iluminação, já foi realizada a instalação de novos pontos em 1,5km de extensão. A isenção do IPTU e da Taxa do Lixo será concedida automaticamente, assim que os moradores regularizarem o registro do imóvel junto à Prefeitura. Em breve, também será disponibilizado o trabalho de acompanhamento social e convivência das famílias que habitam no conjunto. Já os pontos mais críticos relativos à pavimentação no bairro receberão ações emergenciais de reparação, promovidas por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec).

Demandas - A visita ao local foi motivada por uma solicitação da comunidade, que identificou alguns problemas estruturais na região depois que os moradores passaram a residir no empreendimento. Grande parte das famílias que foram locadas neste condomínio são indivíduos que sofreram com a ação das chuvas no ano anterior e que ficaram desabrigadas. O encontro faz parte do cronograma de visitas do prefeito às comunidades de Salvador e deve resultar em outras medidas e intervenções a curto, médio e longo prazo.

De acordo com a presidente da Associação dos Moradores de Cassange, Sol Rodrigues, que reside na área há 15 anos, a região tem finalmente conseguido atrair a atenção do poder público municipal nos últimos três anos. “Aqui não tinha nada, investimento zero, um sentimento de total abandono. Agora já temos iluminação, ponte, estamos ganhando pavimentação e vamos ganhar creche e ônibus. Agora estamos propondo a construção de um projeto de desenvolvimento econômico para a região, já que a maioria das pessoas que residem no bairro estão desempregadas”, pontuou.