A noite foi de festa para os moradores do Loteamento Santa Fé, no bairro do Matatu, com a entrega de 103 casas reformadas pelo Morar Melhor e de uma praça para o lazer e convivência da comunidade. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos, do titular da Secretaria de Manutenção, Lázaro Jezler, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, além de outras autoridades e lideranças locais.

Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado, alcançando um total de 260 imóveis reformados. O prefeito destacou que a gestão municipal já fez diversas obras em Matatu, a exemplo da construção de uma unidade de saúde, de uma quadra poliesportiva e de quiosques, da aplicação de geomanta e construção de contenção para a proteção de encostas, escadarias, praça, pavimentação de ruas e implantação de iluminação em LED.

“O que nós temos de mais sagrado é a nossa casa. É na nossa casa que a criançada é educada pela mãe e pelo pai; que nós descansamos para trabalhar no dia seguinte e que podemos receber um familiar. Conversando com as pessoas que foram beneficiadas, a gente chega à conclusão de que é possível, sim, quando se faz um trabalho sério e com amor, transformar de verdade a vida das pessoas. Foi isso que ocorreu hoje na vida de dona Terezinha e de outras 105 pessoas do Loteamento Santa Fé”, afirmou.

Ele ressaltou as dificuldades que Terezinha dos Santos, de 67 anos, uma das beneficiadas, passava antes da reforma e agora não enfrentará mais. “Ela me disse que o telhado parecia uma peneira, quando chovia molhava a casa toda. A casa não tinha reboco, não tinha pintura, o telhado era muito mais baixo e por isso fazia um calor insuportável no verão. Foram essas as palavras de D. Terezinha e essas são as palavras de milhares de famílias beneficiadas por esse programa”, contou.

Terezinha mora no local há 37 anos e lembra-se claramente de quando o seu imóvel foi construído com lona e papelão logo que chegou do município de Laje para morar em Salvador. Após muito trabalho, ela conseguiu construir a casa de alvenaria, mas ainda sonhava com melhorias, principalmente a reforma do telhado para acabar com a infiltração. “A minha aposentadoria não dava para arcar com a reforma, apenas deu para pagar as dívidas e arcar com a alimentação. Eu estava sem saber o que fazer, mas disse para mim mesmo que haveria uma luz no fundo do túnel e eu agradeço muito a Deus e à Prefeitura. A minha principal palavra diante dessa reforma é gratidão”, disse.

Além da reforma do telhado na casa de Terezinha, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), colocou portas, janela, lavanderia e realizou serviços de reboco e pintura. Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos lares, de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, com o limite de R$11 mil por habitação para as obras.

Praça

O prefeito também entregou uma praça na Rua Paraipaba, próxima ao local onde as casas foram reformadas. Com área de 152,30 m², o local conta com mobiliários, academia de saúde e parque infantil.

A área de lazer agora dispõe de três conjuntos de mesa para jogos, três bancos pré-moldados sem encosto e um banco pré-moldado padrão Desal. A academia de saúde conta com um simulador multiexercitador seis funções e, no parque infantil, as crianças podem se revezar entre a gangorra, o balanço e escorregadeira. Os brinquedos são cercados por eucalipto para que os pequenos tenham mais segurança.

Além disso, foram implantadas gramas sintética e natural no local e realizados serviços de pintura. A iluminação foi totalmente modernizada, por meio da implantação de oito luminárias em LED, oito refletores em LED, quatro postes de fibra e da realização de obras de infraestrutura elétrica pela Diretoria de Iluminação Pública de Salvador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Novas obras

Durante a entrega, o prefeito autorizou a construção de uma quadra e de mais uma praça ao lado da quadra, situada no bairro, e de uma escadaria na Rua Baixa do Formoso. Além disso, o gestor disse estar desenvolvendo o projeto para implantação de grama sintética no campo do Vale do Matatu e se comprometeu a estudar a urbanização de todo o canal da Baixa do Tubo, mesmo que esta não seja uma obra sob a responsabilidade da Prefeitura.

“Estamos urbanizando 34 canais em Salvador, a exemplo do Vale das Pedrinhas; Baixa Fria; na Rua Rosalvo Silva, em São Marcos; e estamos estudando cobrir todo o canal da Baixa do Tubo. Estou fazendo o projeto e viabilizando recursos para quem sabe fazer o anúncio durante a entrega das próximas obras”, afirmou.