A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta segunda-feira (10), mais uma contenção de encosta para impedir o deslizamento de terra e garantir mais segurança e tranquilidade à população. Desta vez, a intervenção foi feita no Residencial Recanto dos Pássaros, em Jardim Nova Esperança, beneficiando cerca de 500 famílias.

A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, entre outras autoridades. Em 2018, o local sofreu com um deslizamento de encosta, o que acabou provocando a interdição de um prédio.

O prefeito afirmou que, graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura nos últimos anos, a cidade hoje está mais segura. “Estamos há três anos praticamente sem vítimas das chuvas. Já protegemos 497 áreas de risco. Aqui, resolvemos o problema e devolvemos o sonho de ter a casa própria às famílias, que agora terão mais segurança”, ressaltou o prefeito.

Segundo Bruno Reis, a prefeitura já entregou 261 geomantas e vai inaugurar em breve mais 12 em áreas de risco. “Avançamos muito, resolvemos problemas históricos em nossa cidade. Governar é eleger prioridades, e nossa prioridade é salvar vidas. Vamos seguir avançando em áreas onde as pessoas moram sobre canais. Só esse ano já estamos fazendo a obra de 34 canais que estão sendo urbanizados, tirando os esgotos da porta das pessoas”, salientou.

O corretor de imóveis Matias Falcão, 36 anos, mora na localidade e conta que havia medo e incertezas antes da realização da intervenção. “Para nós o impacto dessa obra foi muito grande. Tivemos uma luta muito grande. Foi uma obra muito minuciosa, e a Prefeitura tem uma experiência nessas obras de contenção. Essa obra traz tranquilidade”, disse.

Também morador da localidade, Paulo Leonardo Melo, 33 anos, diz que a obra representa muito para a população local. “Passamos lutas e lutas naquele período das chuvas que derrubaram tudo. Perdemos amigos, que saíram para morar em outros lugares. Passamos uma boa temporada com esse prejuízo. Agora ficou bem melhor, ficamos seguros, não vamos nos preocupar com a chuva”, contou.

Intervenção

Na área de 450 m², foi feita uma proteção em solo grampeado, evitando que o local fique encharcado no período chuvoso, situação que provoca os deslizamentos. A obra contou com um investimento de R$ 2.198.573,12, oriundos de recursos próprios.

Além da contenção em solo grampeado, a Prefeitura realizou o retaludamento e plantio de cobertura vegetal, beneficiando uma área de mais de 5 mil metros quadrados. Também foram realizados serviços de drenagem e de requalificação asfáltica.

Balanço

Entre os anos de 2021 e 2023, 62 contenções de encosta foram concluídas, com o investimento de R$ 62,8 milhões. Outras 19 obras estão em andamento e 42 ainda irão iniciar. Com isso, espera-se que sejam realizadas 123 obras de contenção de encosta até o final da atual gestão.

Entre os anos de 2013 e 2020, 97 obras foram concluídas, com um investimento de R$ 113.738.150,18. Portanto, nos últimos 11 anos, 159 contenções de encostas foram concluídas por um investimento de R$ 176.577.308,41.