A nova ligação viária da Rua Granja Marazul, que conecta a Estrada do Curralinho à avenida Professor Manoel Ribeiro, no Stiep, foi entregue nesta terça-feira (16) pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. A intervenção vai melhorar a mobilidade de pedestres e motoristas que se deslocam pela região e contou com investimento de R$ 4,4 milhões.

O prefeito destacou o conjunto de obras realizado na região, que soma investimento superior a R$ 50 milhões. “Ja são quase dez vias inauguradas em mais de dois anos de governo. Mostramos esse trabalho por toda a cidade. Da mesma forma, recuperamos as ruas Manoel Ribeiro e Rodolpho Coelho, onde fizemos a drenagem e todo o recapeamento. Além disso, nesta mesma região, temos a escola da Associação dos Amigos Autista da Bahia (AMA-BA), que receberá mais de mil crianças, a Casa da Mulher Brasileira, o novo acesso viário na rua dos Colibris e a requalificação da própria Estrada do Curralinho. Estamos falando de investimentos que superam a casa de R$ 50 milhões, com a maioria deles a partir de recursos da Prefeitura”, disse.

Bruno Reis lembrou ainda que a mobilidade era a principal demanda dos moradores. “Essa região sofre há muito tempo com a mobilidade. Estamos entregando todos esses equipamentos que vão atrair ainda mais pessoas para essa região. E nós precisamos nos antecipar e trazer para as pessoas uma facilidade maior para que elas possam chegar e sair de suas casas. A Prefeitura está estudando para futuramente fazer um binário com a Rua Rodolpho Coelho, melhorando assim o deslocamento diário dos veículos, proporcionando cada vez mais qualidade de vida”, salientou.

A obra envolveu a construção de quase 200 metros de via, projeto que também contou com a requalificação da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante. O intuito é dar mais fluidez ao tráfego do entorno, eliminando gargalos e ampliando as opções de deslocamento. Na prática, a Granja Marazul é acesso, em mão única, para os motoristas que vêm da Estrada do Curralinho sentido Avenida Professor Manoel Ribeiro.

Para o novo acesso viário, a Prefeitura realizou serviços de urbanização, reparos e construções de calçada, meio-fio e vagas de estacionamento, novo sistema de drenagem, pavimentação, instalação de iluminação em LED e revitalização de um trecho da Granja Marazul, além de implantar paisagismo e novas rotatórias.

Investimentos

O secretário Luiz Carlos lembrou que o projeto envolveu diversas ações estruturais, tornando-se uma importante obra de mobilidade urbana para Salvador. “Essa via vai facilitar muito a vida de quem transita por aqui diariamente, proporcionando ao cidadão chegar mais cedo em casa ou no trabalho, ficar mais tempo com a família, ter mais horas de lazer, planejar e descansar pensando em sair novamente no dia seguinte”, frisou.

Antes da obra, pontua o titular da Seinfra, as pessoas possuíam apenas uma opção de tráfego aqui, que era a utilização da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante. “E, por ser uma área densa de prédios e residências, diversas retenções eram registradas diariamente. Hoje, com sinalização, com as vias requalificadas, tudo a pedido da população, há maior fluidez e, com isso, mais qualidade de vida para todos”, complementou.

A nova via da Granja Marazul, as construções da escola para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e as sedes da Associação Amigos dos Autistas da Bahia (AMA-BA) e da Casa da Mulher Brasileira se juntam a um pacote de investimentos feitos pela Prefeitura na região. Também estão em andamento obras de requalificação da Estrada Curralinho e ligação entre a essa mesma via com a Rua dos Colibris, no bairro do Imbuí.