A Prefeitura reservou um pacote de ações para a comunidade de Vila Canária. O prefeito ACM Neto entregou nesta segunda-feira (6) uma praça no final de linha do bairro, 301 residências reformadas pelo programa Morar Melhor e mais 190 títulos de posse do programa Casa Legal, que, somados aos 500 documentos já disponibilizados anteriormente na região, alcançarão a marca de 690 imóveis legalizados. As ações são capitaneadas pelas secretarias de Manutenção (Seman), Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e Promoção Social Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

A Praça Vila Canária possui 1.133,36 m² de área total e a reforma contou com orçamento de R$ 148.658,84. De acordo com a Seman, foram implantadas no local estruturas de alta durabilidade, totalmente construídas na fábrica da secretaria - o que reduz em até 60% o custo final da obra -, como bancos antivandalismo, parque e espaço infantil, mesa de jogos, pergolado, mobiliário urbano, calçamento com piso intertravado, casa de Tarzan, castelinho, comunicação visual e paisagismo.

O equipamento conta também com rampas, guarda-corpo de segurança e demais elementos para facilitar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A região foi beneficiada ainda com diversas intervenções pontuais, como operação tapa-buraco, recapeamento asfáltico, reforma de calçadas e reforço da iluminação pública. Com isso, a circulação de ônibus na região passou a ter maior organização a partir das intervenções urbanísticas.
Neto observou que o espaço de lazer entregue revela o "capricho" da gestão com as obras realizadas na cidade, que assiste a cerca de mil intervenções em execução nos 163 bairros. Ainda segundo o prefeito, através do Morar Melhor, as próprias famílias definiram as melhorias que ganharam suas residências, e pelo Casa Legal, moradores puderam realizar o sonho de ter a posse dos seus imóveis. "O título assegura que a família possa dormir em paz, e a reforma das casas pelo Morar Melhor não é um empréstimo; é a Prefeitura garantindo que as famílias possam reformar suas casas nesse momento difícil, quando muitos não conseguem fazer sobrar um dinheiro ao final do mês", afirmou o prefeito.

Morar Melhor - Na esteira das inaugurações, os moradores de Vila Canária foram beneficiados com mais uma etapa do programa Morar Melhor, que já reformou 8.789 residências em 24 bairros. De acordo com informações da Semps, 17.912 cadastros já foram realizados desde o início dos trabalhos, em 2013. O Morar Melhor é coordenado pela Semps. Estão excluídos do programa os imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Casa Legal - Em relação à entrega de títulos de posse de imóveis, a Prefeitura já legalizou 24.188 residências na capital baiana. A meta, até o final de 2016, é garantir a regularização fundiária para mais de 30 mil residências, de acordo com a Diretoria de Habitação da Sindec. Os títulos entregues em Vila Canária deverão ser efetivados, gratuitamente, no 2o Ofício de Registro de Imóveis, localizado na Rua Miguel Calmon, no Comércio.