Redução do tempo de deslocamento, deslocamento mais rápido e seguro às demais regiões da cidade e tempo de acesso reduzido para chegar ao Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata. Essas são algumas das vantagens que a população do bairro de Cassange passa a contar a partir desta sexta-feira (1º), com a entrega da Estrada dos Fidalgos, pelo prefeito Bruno Reis. A ação foi realizada dentro do pacote de entregas da Prefeitura em celebração aos 473 anos de Salvador.

Também estiveram presentes ao local a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, em despedida do cargo, e do próximo titular da pasta, o vereador licenciado Júlio Santos, dentre outras autoridades municipais. A pedido da comunidade, a via deverá se chamar Jay Márcio Ferreira Neves, em homenagem ao ouvidor setorial da Prefeitura falecido em julho de 2021, aos 60 anos.

"Voltamos a esta região três meses após entregar a Estrada das Pedreiras. Aqui não havia condições de passar transporte público, profissionais não queriam vir para as escolas e unidades de saúde, pois tinham que pagar pedágio. Hoje não existe mais este problema. Prometemos inaugurar a Estrada dos Fidalgos há menos de quatro meses, e hoje estamos aqui. Agora essas pessoas podem ter acesso rápido ao Hospital Municipal, de forma rápida. Hoje, qualquer morador da região que precisar de atendimento de saúde, chega ao hospital em, no máximo, dez minutos", destacou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal reforçou que a política de trabalho em sua gestão é voltada para as comunidades e pessoas mais carentes da capital. "É importante estar perto do povo, escutando suas necessidades e ajudando a transformar essa realidade. Essa obra muda a vida das pessoas, e é isso que está sendo feito há 15 meses. É muito gratificante ver a felicidade das pessoas".

A nova via liga a Estrada das Pedreiras à Estrada da Barragem, contribuindo com a mobilidade de Cassange e entorno. Dessa forma, a população tem mais uma alternativa de acesso ao Hospital Municipal, em Boca da Mata. O empreendimento tem extensão de 1,7 km e custou R$4,6 milhões de recursos próprios, para execução de serviços como pavimentação asfáltica, drenagem, construção de passeio em concreto e meio-fio. O tempo de duração da intervenção foi de quatro meses.

Melhoria

Em seu último ato como titular da Seinfra, o secretário Luiz Carlos de Souza também ressaltou a mudança de vida com a melhoria da mobilidade na região de Cassange. "Além de garantir facilidade de acesso aos moradores da região, a obra garante também a chegada de novos investimentos, atraindo empreendimentos e se transformando num grande vetor de investimentos. Outras vias serão requalificadas, acessos criados e a região só tem a crescer".

A requalificação da Estrada das Pedreiras foi a primeira obra entregue em Cassange na atual gestão, e teve investimento de R$5,6 milhões. Além do bairro, a obra beneficiará, de rebote, moradores da Estrada Velha do Aeroporto, São Cristóvão, Boca da Mata, Cajazeiras, Jardim Nova Esperança, Ceasa e pessoas que precisam chegar à Estação Mussurunga.