Uma semana depois da assinatura do contrato, as 500 famílias cadastradas pela Prefeitura para o programa Minha Casa, Minha Vida receberam as chaves da nova residência localizada no conjunto Lagoa da Paixão – Setor 1, em Fazenda Coutos, nesta quinta-feira (3). A cerimônia foi realizada no próprio conjunto com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento, do governador Rui Costa e da presidente da Caixa Econômica, Miriam Belchior, e da recém-moradora Kátia Fernandes Fonseca, mãe de quatro filhos e representando todos os beneficiados.

O evento contou com transmissão simultânea com a participação da presidente Dilma Rousseff e envolvendo outras seis cidades que também receberam novas unidades habitacionais hoje: Camaçari e Luís Eduardo Magalhães (BA), Campo Mourão (PR), Caucaia (CE), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP).

Na capital baiana, as famílias foram cadastradas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) e, do total, 290 foram destinadas a pessoas que perderam as próprias casas devido às fortes chuvas que atingiram a capital baiana no ano passado, a maior dos últimos 20 anos.

Dentre as pessoas beneficiadas estão Cláudia Correia dos Santos, de 39 anos, que estava acompanhada da mãe Alda e dos filhos Cauan, de 9 anos e os gêmeos Wynnie Gabriela e Adrian Gabriel, de 4 anos. “É uma emoção muito grande, um sonho realizado. Desde que ficamos desabrigados no ano passado, tivemos toda a assistência da Prefeitura e agora estamos aqui, muito felizes”, destacou a ex-moradora do Recanto Verde, em Canabrava.

O prefeito ACM ressaltou o orgulho de todos ao se tornarem donos da própria casa e pontuou que a Prefeitura está garantindo a isenção do IPTU e da Taxa de Lixo para todos os moradores de todos os conjuntos Minha Casa, Minha Vida da cidade. “Além disso, aproveitamos para solicitar novamente à Caixa e ao Ministério das Cidades para que Salvador tenha maior participação no programa. Somente em 2015, concedemos cerca de 6 mil benefícios de Aluguel Social e já identificamos terrenos para a construção de novas unidades em Salvador”, completou.

Na ocasião, o prefeito ainda salientou a importância de os moradores dos novos conjuntos também tenham acesso a serviços públicos. Ele anunciou que, no próximo dia 15, o local contará com linhas de ônibus e outras demandas serão intermediadas pela administração municipal.

Balanço – Desde 2013, o Minha Casa, Minha Vida já entregou 3.832 unidades habitacionais e, só no primeiro semestre deste ano, deverá beneficiar mais 5.687 famílias. O programa contempla a população com renda familiar de até R$ 1.600 selecionados por meio de chamada pública ou pessoas residentes em situação de risco ou acometidas por desastres geológicos. A ficha de inscrição e demais informações sobre o programa podem ser acessadas pelo site www.casavida.salvador.ba.gov.br.