Uma grande festa está sendo preparada pela Prefeitura para a entrega da nova orla do Rio Vermelho, nesta sexta-feira (29), no Largo da Mariquita, a partir das 18h. O evento contará com a presença de grandes artistas da música baiana, como Márcia Castro, Amanda Santiago e Mametto. O show será uma homenagem prévia a Iemanjá.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, a programação foi pensada para agradar soteropolitanos e turistas, levando para todos a força da música feita pelas mulheres da Bahia. “O bairro que festeja Iemanjá não podia deixar de ter a mulher como protagonista. Por isso a ideia de trazer só mulheres para o palco dessa grande festa. Tenho certeza que, como sempre, elas farão um show muito especial”, disse.

Uma das atrações preparadas para o público que vai prestigiar a cerimônia de entrega da nova orla, a cantora Ana Mametto contou um pouco da expectativa para o show e antecipou o que preparou para a festa. "Estou muito feliz com o convite, essa possibilidade de toca na reinauguração, ainda mais com a proximidade do Carnaval e do dia de Iemanjá. Então este show será totalmente dedicado a ela".

A cantora aproveitou ainda para convocar o público para a festa. "Espero que toda cidade compareça, pois é muito importante ver Salvador voltar a sorrir e cada vez com uma cara mais bonita". A Mametto levará ao palco do Rio Vermelho um repertório totalmente voltado para rainha das águas, com músicas como "Lamento das águas" e "Deixa a gira girar", seu grande sucesso. "Além disso, estaremos com a banda completa, com um corpo de bailarinas e muita percussão. Vai ser realmente um espetáculo para suar".

Obras - As obras da nova orla do Rio Vermelho são executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), a partir de projetos da empresa SQ+ Arquitetos Associados, sob a coordenação da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). O primeiro trecho a ser entregue, cujo investimento soma R$ 54 milhões, envolve toda a área compreendida entre o Largo das Mariquita e a Praia da Paciência. Além disso, também será entregue requalificado o Largo de Santana. As intervenções contam com a colaboração de mais de 700 operários.

A Praça Caramuru, onde ficava o antigo Mercado do Peixe, passa a ter estacionamentos, toldos para restaurantes, paisagismo, iluminação e ampliação do calçadão. Dentre os trabalhos executados no Rio Vermelho destacam-se ainda a construção de novas calçadas, com larguras variando entre 2 m e 2,5 m, ciclovias e novo paisagismo. Uma longa faixa de piso intertravado será inaugurada na Praça Caramuru e no Largo da Mariquita. Todas as ruas que dão acesso à orla ganharam nova pavimentação.

A população local também ganha com as intervenções uma nova quadra poliesportiva, pintura da Igreja de Sant´Ana e total revitalização da Casa de Iemanjá. Além disse, a praça em frente ao restaurante Fogo de Chão foi requalificada e integrada à Praça Colombo com ornamentação em pedras portuguesas. Já a Praia da Paciência ganhou um mirante.