A inauguração aconteceu entre o final da tarde e início da noite de hoje (23), em solenidade realizada próximo à Praça Orungan, em Ondina.

A cada trecho requalificado, a orla de Salvador fica ainda mais linda e estruturada para devolver os espaços públicos aos cidadãos com mais segurança, conforto, acessibilidade e novos equipamentos de lazer e convivência. Dessa vez a entrega foi da segunda etapa da Barra, na região que vai do Barra Center ao Cube Espanhol. A inauguração aconteceu entre o final da tarde e início da noite de hoje (23), em solenidade realizada próximo à Praça Orungan, em Ondina, que já havia sido totalmente requalificada pela Prefeitura, numa ação que contou com o apoio da Aeronáutica.

"Quando inauguramos a primeira etapa da nova Barra, algumas pessoas que torcem contra a cidade diziam que a gente só trabalhava nos bairros nobres da cidade. Me revoltava com isso como gestor porque a quase totalidade do orçamento da Prefeitura é dedicado às áreas mais necessitadas e carentes de Salvador. E também porque as pessoas que dizem isso são preconceituosas por acharem que quem mora na Cidade Baixa, em Cajazeiras ou no Subúrbio não podem aproveitar a Barra porque a Barra é de todos, é de toda Salvador, de toda Bahia e de todo o Brasil", desabafou o prefeito ACM Neto na solenidade, que contou com a presença da vice-prefeita Célia Sacramento, secretários, dirigentes de órgãos públicos municipais e parlamentares.

A requalificação do litoral soteropolitano faz parte do projeto Orla Salvador, que já entregou, além dos dois trechos da Barra, a Boca do Rio, São Tomé de Paripe, Tubarão, Itapuã, Piatã, Jardim de Alah e Ribeira – esta última inaugurada na sexta-feira passada (18). Com obras iniciadas em abril deste ano, as intervenções na segunda etapa da orla da Barra envolveram cerca de um quilômetro de extensão e foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), a partir de projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) com o apoio do Escritório Prado Valadares. O investimento foi de R$7,3 milhões e contou com nova alvenaria e sistema de drenagem, além de implantação de rede subterrânea de serviços.

"Essa obra foi feita rapidamente. E um dos destaques positivos é o novo paisagismo, com canteiro todo florido, dando uma nova vida a essa parte de Salvador e reafirmando nosso compromisso de preservar o meio ambiente. Outro ponto positivo é que ciclistas, corredores e pessoas que gostam de malhar ou caminhar nesse trecho não vão mais ficar disputando espaço, porque ampliamos bastante a calçada dando espaço para todos", salientou ACM Neto.

Os novos passeios contam agora com 4,5 metros de diâmetro após o alargamento do lado esquerdo no sentido Farol da Barra. Do lado direito, no mesmo sentido, a calçada foi reconstruída, conforme ocorrido na primeira etapa de obras no bairro. A lista de melhorias incluíram ainda implantação de ciclofaixa e de mobiliário urbano, guarda-corpo, itens de acessibilidade, novo gramado e paisagismo no Morro do Cristo, iluminação em LED e recuperação de uma pequena praça.

O prefeito aproveitou a solenidade para anunciar novidades, entre elas a requalificação da área do Cristo, melhorando o acesso e a segurança ao monumento. O projeto será elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira.  "Além disso, faremos uma nova licitação para requalificar o trecho que vai da Praça Orungan até a Praia da Paciência", disse ACM Neto.