Salvador ganhou nesta sexta-feira (18) um grande presente de Natal: a nova orla da Ribeira, entregue totalmente requalificada pelo prefeito ACM Neto numa festa inesquecível, que ainda prossegue com shows no palco armado na Praça Dodô e Osmar, na Avenida Beira-Mar. No mesmo local, discursando para uma multidão, o prefeito agradeceu a paciência dos moradores de toda Cidade Baixa com as obras, que foram ampliadas em relação ao projeto original. "Valeu a pena. Hoje a Ribeira tem uma orla belíssima, que valoriza ainda mais toda essa região da cidade. Vamos cuidar desse patrimônio que ele é de todos nós", salientou ACM Neto. 

 

A inauguração começou com a entrega da Estação Bike, um estacionamento gratuito para bicicletas que passa a funcionar próximo ao final de linha da Ribeira, igualzinho ao que já existe próximo ao Farol da Barra. O equipamento conta com 40 vagas e oferece toda a segurança necessária para os usuários, com funcionários para atender os ciclistas. O serviço é oferecido sete dias por semana, das 6h às 0h. Para o cadastro, é necessária apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro. É possível cada usuário guardar até três veículos simultaneamente.  

A entrega da estação contou com a presença do presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, do pai do prefeito, Antonio Carlos Júnior, presidente da Rede Bahia, e das filhas de ACM Neto, Marcela e Lívia, além de ciclistas, secretários, dirigentes de órgãos públicos municipais, lideranças comunitárias e moradores da Cidade Baixa. Todos participaram também da festa na Praça Dodô e Osmar. Vale lembrar que a Estação Bike conta ainda com cinco bicicletas “azuizinhas”, disponibilizadas para empréstimo.  

 

Intervenções - A nova orla da Ribeira foi totalmente requalificada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Os quatro trechos reformados no bairro somam 1.600 metros de extensão, contando com novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional para a prática de skate, além de área reservada às bikes. No total, as quatro etapas da intervenção custaram R$ 9,6 milhões da Prefeitura.

 

"Fizemos as obras em três trechos, ampliando o projeto original, beneficiando desde o Bogari até a região do Estaleiro do Bonfim, beneficiando essa belíssima Avenida Beira-Mar. Esse é mais um trecho de orla que requalificamos. E vamos inaugurar nos próximos dias a segunda etapa da Barra e, em janeiro, a nova orla do Rio Vermelho. Dessa forma elevamos a autoestima dos soteropolitanos e aquecemos o turismo, uma das maiores fontes de renda de nossa cidade", discursou ACM Neto.  

 

Seguindo os passos da requalificação dos demais trechos de orla entregues pela Prefeitura, a reforma no bairro da Península Itapagipana teve toda a fiação de energia elétrica e telefonia realocada para o subsolo. Além disso, toda a faixa restaurada passou a contar com mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes. As intervenções mais recentes ocorreram no trecho entre o final da Praça da Divina e a Ladeira do Custódio, nas imediações do Colégio Costa e Silva. Toda a extensão da orla recebeu pavimentação intertravada, rede de esgoto, passeios com cerca de 3,5 metros de diâmetro e elementos de paisagismo. Até o momento, a Prefeitura já entregou, completamente requalificadas, as orlas de Piatã, Itapuã, Jardim de Alah, São Tomé de Paripe, Tubarão, Boca do Rio e o primeiro trecho da Barra. 

 

Atrações - Na parte musical, a principal estrela da festa de inauguração da orla da Ribeira será Margareth Menezes, que deve se apresentar a partir das 19h30. Itapagipana, ela preparou um show especial para a ocasião. “Eu tenho uma relação muito forte com a Ribeira. Sou itapagipana e este é um momento especial para os moradores do bairro e para toda a cidade. A Ribeira é um bairro muito querido e é especial não só pela questão histórica como também por ser um local de visitação muito frequentado. Faz tempo que ela merece essa requalificação e a orla está linda", pontuou. 

 

Margareth afirmou que fará um set list diferenciado que vai ressaltar as raízes históricas da Península de Itapagipe. “Será uma festa muito alegre! Estou feliz porque o evento vai englobar outros artistas locais, como o Chorinho da Madragoa. Eu conheço a história do bairro, e por isso vou levar músicas ligadas à identidade do povo da Ribeira, além de faixas do meu repertório”, revelou. 

 

 

Ela destacou a atenção dedicada pela Prefeitura à região e que a nova orla promove a melhoria da qualidade de vida de todos. “O prefeito ACM Neto tem um amor pela cidade e vem se dedicando a mudar a cara de Salvador. Isso mostra que ele entende o sentimento do soteropolitano pelo resgate da sua história. Espero que as pessoas se conscientizem sobre a importância de serem zeladores do seu patrimônio. Isso é dinheiro público bem empregado, é um investimento do cidadão. Em contrapartida, temos que usar e preservar as belezas de Salvador”.