0
0
0
s2sdefault

Residente no Rio de Janeiro há cinco décadas, a aposentada Maria das Graças Teixeira, de 63 anos, decidiu comprar um apartamento em Ondina no ano passado com o objetivo de voltar a morar em Salvador. Nesta terça-feira (18), ela era uma das pessoas mais entusiasmadas com o resultado da segunda etapa das obras de requalificação da orla no bairro, promovida pela Prefeitura. A cerimônia de entrega, teve as presenças do prefeito ACM Neto e do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores municipais, autoridades, imprensa e populares.

Dentre os pontos mais comemorados por Maria das Graças estão o alargamento de passeios e a retirada do posto de gasolina, que era situado próximo ao prédio onde mora. “O cheiro de gasolina era horrível, eu que moro no prédio em frente sofria bastante. Além disso, o local era muito perigoso. Agora está maravilhoso, tudo de bom. A orla ficou muito mais bonita, com calçadas largas. É mais qualidade de vida para o povo. E não foi uma obra de maquiagem, realmente mudaram tudo. Foi um transtorno, mas valeu super a pena”, relatou.

“Muita gente perguntava se a obra ia ficar pronta e a gente garantiu que sim. Hoje está sendo feita a entrega em plenas condições para que o Carnaval possa acontecer com tranquilidade no Circuito Barra/Ondina”, pontuou o prefeito.

 Ele ainda completou que, este ano, a festa é ainda mais especial porque a orla está inteiramente requalificada, com mais espaço para as pessoas, calçadas mais largas, com novos paisagismo e iluminação. “A Prefeitura continua com o investimento permanente na requalificação da cidade, com olhar muito especial para a orla de Salvador. O trabalho não para – mesmo com o Carnaval, a Prefeitura prossegue com uma agenda intensa de inaugurações na cidade”, disse ACM Neto.

Nova cara

O vice-prefeito e titular da Seinfra informou que este é o 22º trecho de orla requalificado pela Prefeitura desde 2013. Estão em obras neste momento a Prainha do Lobato e os trechos da Boa Viagem, Amaralina e Pituba. Já está sendo finalizada a licitação para as intervenções em Stella Maris/Praia do Flamengo/Ipitanga e está em fase de elaboração o projeto para requalificação em Periperi e Praia Grande. Também será elaborado um projeto para melhorias no trecho entre a Boca do Rio e Piatã.

 “A gente tem muito orgulho de dizer que essa transformação ocorrida na orla também está acontecendo nos bairros da cidade. A maioria dessas ações estão sendo feitas nos bairros mais pobres, com investimento de quase 80% dos recursos da Prefeitura. Com isso, está sendo realizada uma verdadeira transformação na cidade com os diversos programas e ações, a exemplo das geomantas, de novas escolas e postos de saúde e iniciativas como o Morar Melhor”, elencou Bruno Reis.

 Melhorias

As obras da segunda etapa de requalificação da orla em Ondina tiveram duração de quase um ano e foram entregues a dois dias da abertura oficial do Carnaval, que acontece nesta quinta-feira (20). Com projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e investimento de quase R$23 milhões, as intervenções nesta segunda etapa foram feitas em uma extensão de 1,2km e englobaram alargamento do passeio em concreto, meio-fio em granito, ciclovia, iluminação em LED, macro e microdrenagem, paisagismo e requalificação da Praça das Gordinhas.

Também foram feitas mudanças viárias, com a implantação de um binário entre a Praça das Gordinhas até a entrada da Rua Sabino Silva. Com isso, a antiga via marginal terá sentido único para a Barra em três faixas, e a Avenida Oceânica terá sentido único para o Rio Vermelho, também em três faixas. De acordo com o titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller, o binário vai aumentar a segurança no trânsito com a existência de um canteiro central que impedirá as conversões à esquerda.

Primeira etapa

A primeira etapa da nova orla em Ondina foi entregue em fevereiro de 2019 e envolveu melhorias no trecho de 1km desde o Sukiyaki até a Praça das Gordinhas. A ação promoveu a requalificação de quatro praças: das Águas, Bahia Sol, Nossa Senhora de Fátima e do Alto da Sereia. Além disso, também foram promovidas melhorias na acessibilidade à areia da praia, alargamento das calçadas, nova iluminação, paisagismo, ciclovia e requalificação asfáltica, além da renovação do sistema de drenagem, dentre outros itens.

0
0
0
s2sdefault