A nova orla da Ribeira será inaugurada nesta sexta-feira (17) ao som do samba reggae. A festa vai ser comandada pela cantora Margareth Menezes, que promete um repertório especial para a ocasião. Nascida na Cidade Baixa, ela afirmou estar muito feliz por ter sido convidada pela Prefeitura para participar desse momento histórico, fundamental para o resgate cultural do bairro. “Eu tenho uma relação muito forte com a Ribeira. Sou itapagipana e este é um momento especial para os moradores do bairro e para toda a cidade. A Ribeira é um bairro muito querido e é especial não só pela questão histórica como também por ser um local de visitação muito frequentado. Faz tempo que ela merece essa requalificação e a orla está linda", pontuou. 

Margareth afirmou que fará um set list diferenciado que vai ressaltar as raízes históricas da Península de Itapagipe. “Será uma festa muito alegre! Estou feliz porque o evento vai englobar outros artistas locais, como o Chorinho da Madragoa. Eu conheço a história do bairro, e por isso vou levar músicas ligadas à identidade do povo da Ribeira, além de faixas do meu repertório”, revelou.

Ela destacou a atenção dedicada pela Prefeitura à região e que a nova orla promove a melhoria da qualidade de vida de todos. “O prefeito ACM Neto tem um amor pela cidade e vem se dedicando a mudar a cara de Salvador. Isso mostra que ele entende o sentimento do soteropolitano pelo resgate da sua história. Espero que as pessoas se conscientizem sobre a importância de serem zeladores do seu patrimônio. Isso é dinheiro público bem empregado, é um investimento do cidadão. Em contrapartida, temos que usar e preservar as belezas de Salvador”.

Projeto social - Apoiado pela Prefeitura, o projeto do Mercado Iaô, idealizado pela Associação Fábrica Cultural, presidida pela cantora, volta a ter edições no bairro a partir de janeiro. O projeto envolve economia criativa, música, artesanato, artes plásticas, gastronomia e literatura. O seu principal núcleo de expositores é composto por residentes da Ribeira e das cidades do Recôncavo. A iniciativa passou uma temporada itinerante e terá edições sempre aos domingos, no Casarão, espaço situado na Praça Conselheiro Nabuco, das 10h às 19h, com shows de Margareth e convidados especiais.

Atrações e intervenções - A primeira atração da festa de inauguração da Ribeira, marcada para começar às 17h, será o grupo de samba CDX. Logo em seguida, o evento vai continuar ao som do Chorinho da Ribeira. Margareth Menezes encerra a programação. Toda a parte festiva do evento de inauguração está sendo organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Restando poucos detalhes para ser entregue à população, a nova orla da Ribeira foi totalmente requalificada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Os quatro trechos reformados no bairro somam 1.600 metros de extensão, contando com novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional para a prática de skate, além de área reservada às bikes. No total, as quatro etapas da intervenção custaram R$ 9,6 milhões da Prefeitura.

As intervenções mais recentes ocorreram no trecho entre o final da Praça da Divina e a Ladeira do Custódio, nas imediações do Colégio Costa e Silva. Toda a extensão da orla recebeu pavimentação intertravada, rede de esgoto, passeios com cerca de 3,5 metros de diâmetro e elementos de paisagismo. Até o momento, a Prefeitura já entregou, completamente requalificadas, as orlas de Piatã, Itapuã, Jardim de Alah, São Tomé de Paripe, Tubarão, Boca do Rio e o primeiro trecho da Barra.

 

Seguindo os passos da requalificação dos demais trechos de orla entregues pela Prefeitura, a reforma no bairro da Península Itapagipana teve toda a fiação de energia elétrica e telefonia realocada para o subsolo. Além disso, toda a faixa restaurada passou a contar com mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes.