Restando poucos detalhes para ser entregue à população, a nova orla da Ribeira, na Cidade Baixa, foi totalmente requalificada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), e será inaugurada na próxima sexta-feira (18), a partir das 17h, com uma grande festa. De acordo com o titular da Sindec, Paulo Fontana, os quatro trechos reformados na Ribeira somam 1.600 metros de extensão, contando com novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional para a prática de skate, além de área reservada às bikes. No total, as quatro etapas da intervenção custaram R$ 9,6 milhões da Prefeitura.

Restam apenas alguns detalhes de acabamento para a conclusão das obras. Segundo o secretário, as intervenções mais recentes ocorreram no trecho entre o final da Praça da Divina e a Ladeira do Custódio, nas imediações do Colégio Costa e Silva. Toda a extensão da orla recebeu pavimentação intertravada, rede de esgoto, passeios com cerca de 3,5 metros de diâmetro e elementos de paisagismo. Até o momento, a Prefeitura já entregou, completamente requalificadas, as orlas de Piatã, Itapuã, Jardim de Alah, São Tomé de Paripe, Tubarão, Boca do Rio e o primeiro trecho da Barra.

 

Seguindo os passos da requalificação dos demais trechos de orla entregues pela Prefeitura, a reforma no bairro da Península Itapagipana teve toda a fiação de energia elétrica e telefonia realocada para o subsolo. Além disso, toda a faixa restaurada passou a contar com mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes.