O prefeito ACM Neto inaugurou no início da noite de hoje (27) mais uma etapa da Praça Irmã Dulce, localizada no Largo de Roma, na Cidade Baixa, em um investimento de R$4 milhões feito pela Prefeitura, incluindo construção e recuperação da iluminação pública. O projeto foi levado às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em 2013, e se harmoniza com o trecho já inaugurado pelo governo do estado.

"Essa obra ajuda a resolver o problema da falta de estacionamento na área, principalmente para quem vem prestar homenagens à Irmã Dulce. Isso é fundamental para estimularmos o turismo religioso na cidade, pois temos o desejo de transformar essa parte de Salvador numa área de peregrinação", discursou ACM Neto, que participou da inauguração ao lado da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, e da presidente da Osid, Maria Rita, entre outras autoridades e moradores da região.

"Agora, mesmo quem vem de outra cidade em ônibus fretados, vão ter um local adequado para estacional, conhecer a trajetória de Irmã Dulce, prestar suas homenagens e praticar a sua fé e religiosidade. Lembrando que temos o santuário e logo em seguida temos a Colina Sagrada, o que faz com que toda essa região seja importante para a religiosidade de Salvador", ressaltou o prefeito.

ACM Neto cobrou do governo do estado a conclusão das obras de intervenção viária na região do Memorial Irmã Dulce. “Era para as obras serem religadas simultaneamente, mas o governo do estado atrasou a parte dele e não poderíamos deixar de entregar um investimento de R$4 milhões, tão importante para a população da Cidade Baixa. Como suprimimos uma via de acesso ao Caminho de Areia para fazer essa intervenção, procuramos alternativas para que os ônibus trafegassem com mais espaço. Mas espero que o governo do estado possa cumprir a parte dele que é a religação da intervenção viária até a Avenida Luiz Tarquínio”

Memorial - Maria Rita afirmou que o memorial foi visitado por 100 mil pessoas ano passado. Aos domingos, o local chega a receber mil peregrinos vindos do interior da Bahia. "Essa obra é importante para dar mais conforto aos visitantes. Já pensamos no aumento do número de visitas nos próximos anos, como acontece em outros santuários mundo afora", disse.

A praça passou por diversas intervenções, tendo sua área ampliada para cerca de 18 mil m². As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e resultaram na compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno, além da construção do estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos (54 carros e 52 ônibus). O custo total da reforma foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

A reforma englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação. Quatro novas baias recuadas para ônibus foram construídas para facilitar a vida de quem necessita do transporte público no dia a dia, gerando impacto significativo na mobilidade urbana do bairro.