Unidades foram entregues em cerimônia realizada na CIA/Aeroporto e, dentre os beneficiados, 700 foram cadastrados pela Prefeitura

Uma semana após a assinatura do contrato, 999 famílias receberam as chaves das novas casas localizadas nos conjuntos Ceasa I e II, na CIA/Aeroporto, pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. Do total, 700 unidades foram indicadas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec). A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto; do governador Rui Costa; do ministro das Cidades, Bruno Araújo; do presidente da Caixa Econômica, Gilberto Ocke; demais autoridades e população.

Após entregar uma das chaves a Núbia Santana da Silva e família, o prefeito ACM Neto salientou que, além de ajudar na seleção dos beneficiários, a administração municipal também vai garantir os serviços essenciais para os residentes nos novos conjuntos, a exemplo do transporte, iluminação e creche. “Desejamos que todos possam ter uma vida melhor nesta nova moradia”, salientou. Além disso, aproveitou para falar sobre a liberação, pela Caixa Econômica, de recurso complementar de R$108 milhões que, somados aos R$300 milhões já assegurados, vai garantir a realização da primeira etapa da implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na capital. “Em apenas 30 dias, o atual governo conseguiu resolver o que não foi feito nos três anos da gestão anterior”, pontuou.

O ministro Bruno Araújo aproveitou para confirmar, em nome do presidente Michel Temer, que a Prefeitura terá auxílio nos projetos desenvolvidos na cidade. “Vamos ajudar tanto na instalação das creches e escolas nos conjuntos habitacionais, quanto no desenvolvimento do programa Morar Melhor, que vem beneficiando tantas pessoas com a recuperação de casas em situação precária”.

Unidades – Localizados na Estrada do Bom Sucesso, atrás do Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) na CIA/Aeroporto, os conjuntos Ceasa I e II totalizam 999 residências. No Ceasa I, das 499 unidades, 200 unidades foram indicadas pelo município, e no Ceasa II todas as 500 unidades tiveram famílias cadastradas pela Prefeitura. Os beneficiários foram contemplados através de seleção pública e 111 deles são moradores de áreas de risco, sendo 13 deles antigos moradores de um prédio na Rua Australásia, em São Marcos, avaliado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) como em situação de extremo risco de desabamento.

Ainda este ano, estão previstas as entregas de 888 unidades, sendo 444 indicadas pelo Município, nos conjuntos Ceasa III, IV e V. Dentre os indicados, de acordo com a Sindec, 225 são moradores de áreas de risco – dentre eles os residentes no Beco do Fumo, no Parque São Bartolomeu.