Obra de grande alcance social, que vai oferecer moradia digna a centenas de família, já começou a ser realizada

O prefeito ACM Neto autorizou neste sábado (11) o início das obras de urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, anteriormente conhecida como Cidade de Plástico, em Periperi. Essa será a primeira grande intervenção urbanística na área. A ação vai impactar cerca de 300 famílias que vivem em condições precárias, sem moradias dignas, esgotamento sanitário, abastecimento regular de água ou rede elétrica. A intervenção da Prefeitura visa garantir moradia digna, opções de lazer, capacitação para o trabalho e um enfoque especial nas práticas de acessibilidade, interação social e políticas sustentáveis.

As obras de urbanização custarão mais de R$ 17 milhões, mas todo o projeto da comunidade prevê investimentos da ordem de R$ 21 milhões, envolvendo o trabalho social que será realizado no local. A vencedora da licitação é a empresa Barra Construção, Projetos e Serviços, que atuará sob a coordenação da Casa Civil. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). Serão construídas 257 residências, sendo 237 apartamentos de 2 e 3 quartos e um prédio em formato de sobrado com 20 unidades habitacionais com dois quartos com adaptações de acessibilidade. Além disso, serão erguidos outros equipamentos públicos, como creche e unidade de saúde, e dez estabelecimentos para movimentar o comércio da comunidade.

“Esse é um momento histórico e marca definitivamente a vida desses moradores. Hoje estou realizando um sonho pessoal que projetei há quatro anos, quando visitei essa comunidade. Vamos mudar completamente o patamar e a perspectiva de vida das famílias que moram hoje na Cidade de Plástico, trabalhando também na questão da empregabilidade. Os equipamentos e trabalhadores já estão aqui para iniciar as obras e, agora, vamos começar a efetuar o pagamento do aluguel social. As famílias vão receber esse benefício durante todo o período da obra, afinal de contas elas terão de sair das suas casas. As obras começam hoje, gradualmente. À medida que formos retirando as famílias, as obras avançam. Até o fim do mês, a perspectiva é que todas as famílias estejam recebendo aluguel social. Ao fim da obra, as famílias voltam, mas para uma situação completamente diferente das que vivem hoje”, afirmou Neto.

A presidente da FMLF, Tania Scofield, e o diretor de Projetos Estratégicos da Casa Civil, Paulo Hermida, entregaram à comunidade, através da líder comunitária Georgina Costa, um termo de compromisso sobre a obra. Com previsão para durar 15 meses, as intervenções serão realizadas numa área com mais de 20 mil metros quadrados, com a construção das unidades habitacionais, via de acesso à localidade, implantação do espaço comunitário Guerreira Zeferina com sala multiuso, pátio coberto e sanitários. Compõem ainda as intervenções rede de esgoto, instalações elétricas, hidráulicas e drenagem de águas pluviais, além da construção de um campo de futebol, uma quadra, praça com parque infantil e academia de saúde, deck voltado para o mar da Baía de Todos os Santos, asfaltamento, paisagismo e calçamento das ruas.

Integra também o projeto o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), que participa da intervenção com um investimento de R$ 1,2 milhão para atualização cadastral, qualificação profissional das pessoas com base em estudos realizados com a própria comunidade e a oferta de ensino profissionalizante com parceiros, bem como o estimulo à convivência social e familiar. Também será dado apoio à realocação das famílias, juntamente com o acompanhamento para adaptação da vida em condomínio. Enquanto aguardam o término da urbanização da comunidade, os moradores receberão da Prefeitura, por meio da Semps, um Aluguel Social, no valor de R$ 300 mensais, pelo período que durar a intervenção.

Energia limpa – Além do trato social, a comunidade Guerreira Zeferina será pioneira em Salvador no uso total de energia elétrica renovável, a partir de uma parceria com o grupo Neoenergia, que vai implantar geradores solares para atender todas as edificações do lugar.