Uma das vias de acesso à orla de Salvador no trecho Barra/Ondina, a Rua Professor Sabino Silva está de cara nova após a conclusão total das obras de requalificação realizadas pela Prefeitura. A intervenção foi entregue nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, e promoveu melhorias para mobilidade de pedestres, motoristas e ciclistas, além de mobiliários urbanos que já podem ser aproveitados pela população. O investimento total foi de R$9,5 milhões. 

O prefeito destacou a mudança urbanística implementada no local, ressaltando a importância para quem vive o dia a dia da região, além daqueles que desfrutam momentos de lazer, como o carnaval. "Essa é uma importante avenida de nossa cidade, com diversas ligações para a mobilidade e integração de Salvador. Aqui fizemos toda a drenagem, para resolver os problemas de alagamento, colocamos piso intertravado em uma grande revolução urbanística. passeios com meio-fio, paisagismo. Esta se soma a diversas obras já feitas na região, como a requalificação da orla, a Avenida Milton Santos, as contenções de encosta, enfim todo um trabalho de infraestrutura para trazer conforto, qualidade de vida e lazer e segurança para a população". 

A ação para a nova Rua Sabino Silva foi dividida em duas etapas. A primeira envolveu a instalação de um novo sistema de drenagem, no sentido de acabar com os constantes alagamentos provocados pelo período chuvoso. Já a segunda etapa contemplou o projeto de urbanização, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que trouxe mais valorização à via ao englobar desde a criação de rampas, sinalização de trânsito e piso intertravado até a implantação de áreas de convivência, com parques infantis, bancos, bicicletário, ciclovia, lixeiras, balizadores, guarda-corpo, abrigo de ônibus e passeios em concreto lavado.  

Qualidade de vida

Os equipamentos não só embelezam a rua como trouxe mais opção de lazer, conforto e qualidade de vida aos moradores. No canteiro central, foi implantada uma ciclovia em faixa contínua, e o paisagismo foi reforçado com a plantação de gramado e mudas de árvores, melhorando o aspecto visual do percurso. O investimento foi de R$5,4 milhões e as obras foram realizadas sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infarestrutura e Obras Públicas (Seinfra).    

O economista Jorge Passos, de 65 anos, sendo cinco deles utilizando a via para trabalhar e viver, avaliou a intervenção como importante e necessária. "Anteriormente era impossível circular por aqui, as raízes das árvores rompiam a calçada, era um caos. A mudança foi da água para o vinho. É alvo de elogio para todos que circulam por aqui. Não havia atrativo algum para o morador", relatou.