Uma das principais ligações viárias entre os bairros do Stiep, Imbuí e Boca do Rio, a Estrada do Curralinho vai passar por uma série de intervenções que promoverão melhorias na mobilidade dos soteropolitanos que passarem pelo local. O prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, assinou nesta terça-feira (7) a ordem de serviço para a duplicação da via.

Durante o ato, o prefeito lembrou que as intervenções foram realizadas após entendimento com a comunidade, pois em alguns casos foi preciso optar pela desapropriação em determinadas áreas, para validar o serviço. A intenção é garantir melhorias na mobilidade de quem encontra sérias dificuldades diárias para chegar ou sair da região.

“Este é um sonho antigo da comunidade da Boca do Rio e vai proporcionar acesso rápido entre o bairro e as localidades do Stiep e Imbuí. Essa obra tem prazo máximo de seis meses para entrega e o pacote de ações envolve drenagem, asfalto, passeios com piso tátil, duplicação de vias. A ação faz parte de um conjunto de intervenções que estamos realizando na região, a exemplo do binário da Granja Marazul, no Stiep", declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo soteropolitano informou ainda que a duplicação da Estrada do Curralinho possibilitou a elaboração de um projeto de ligação com a Rua das Gaivotas, no Imbuí, e com a Rodolfo Coelho, nas imediações do antigo Centro de Convenções. “Com isso, vamos resolver definitivamente os problemas de mobilidade nesta área", concluiu o prefeito.

Melhorias

Com investimento de R$5,5 milhões, as obras englobarão 1,14 quilômetro de extensão e têm prazo de conclusão de seis meses. O projeto visa trazer mudanças no aspecto visual do trajeto e mais infraestrutura. Diversos trechos que não possuem calçada ganharão passeios com meio-fio, o que vai garantir mais acessibilidade e segurança aos pedestres que se deslocarem pela via.

A pavimentação asfáltica atual, que possui trechos irregulares e buracos, será completamente substituída, oferecendo aos motoristas condições adequadas de trafegabilidade. Um sistema de drenagem será construído para facilitar o escoamento das águas das chuvas e evitar que alagamentos ocorram. O paisagismo também será valorizado com plantio de mudas de árvores e gramado.

Binário

O projeto da nova Estrada das Barreiras complementa outra ação da Prefeitura na área de mobilidade para a região. Estão em andamento obras na Rua Granja Marazul, que hoje é sem saída, mas que passará a fazer ligação com a Avenida Professor Manoel Ribeiro, no Stiep.

A intervenção integra a implantação de um binário de trânsito e oferecerá mais mobilidade e fluidez ao deslocamento no tráfego de veículos. O projeto também envolveu toda a requalificação da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante.

Serão realizados serviços de urbanização, com reparos e construção de calçada, meio-fio e vagas de estacionamento ao longo da via, drenagem, pavimentação, iluminação em LED e revitalização de 188 metros da via existente (Rua Granja Marazul), além de paisagismo e construção de novas rotatórias.

Com a nova ligação, o sentido Estrada do Curralinho será de ida pela Rua Marazul, em mão única. Já o sentido da Estrada do Curralinho para a Avenida Professor Manoel Ribeiro voltará pela Rua Rodolpho Coelho Cavalcante, também em mão única. A intervenção prevê ainda toda a recuperação da rede de drenagem e recapeamento asfáltico, troca da tubulação de drenagem em pouco mais de 200 metros da rua.

Moradora do Curralinho desde a infância, a dona de casa Mariane Souza, 29 anos, avalia que a falta de passeio é um dos piores problemas da região. "É uma situação em que não conseguimos andar direito sem ter contato com os carros. Está tudo quebrado e recentemente, andando com minha filha, quase fui atropelada. Tenho problemas de saúde, faço hemodiálise, e preciso passar por este tipo de risco para me deslocar. É preciso modificar tudo, trazer mais segurança, então penso que a obra vem em muito boa hora".

Equipamentos

As melhorias na área de mobilidade também vão de encontro a novos equipamentos públicos que estão sendo erguidos no entorno e que consequentemente aumentarão o fluxo de pessoas na localidade. Uma delas é um complexo composto pela Escola Municipal do Curralinho e a nova sede da Associação dos Amigos do Autista – Bahia (AMA-BA), além da Casa da Mulher Brasileira, ao lado do Hospital Sarah.