Uma nova obra viária será realizada pela Prefeitura de Salvador em Cassange visando promover melhorias significativas à mobilidade de pedestres e veículos na região. Nesta quarta-feira (25), o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a nova estrada que leva o nome do bairro. O serviço engloba 1,8 km de extensão do trecho e terá duração de quatro meses, com investimento de R$3,9 milhões, provenientes de recursos próprios.

A Estrada do Cassange, atualmente, não possui nenhum tipo de infraestrutura, como asfalto, meio-fio e sinalização, condições que favorecem a insegurança e comprometem o deslocamento da população. A via, portanto, ganhará pavimentação, iluminação em LED, sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas e contenção. As obras serão realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O chefe do Executivo lembrou as dificuldades da comunidade do Cassange em termos de deslocamento em busca de acesso a outras regiões da capital baiana. "É uma obra de quase 2 km, que vai encurtar caminhos e facilitar o ir e vir das pessoas que moram e trabalham aqui. É um avanço na mobilidade, que garante acesso a diversas regiões da cidade. Com isso, poderemos implantar mais linhas do transporte público, que é um problema histórico da região, que não possuía asfaltamento, e que agora passará a ter".

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda as intervenções municipais realizadas nos últimos anos na região. “Entendemos que aqui tem espaço para implantação de empresas e indústria, ampliando as oportunidades econômicas. Mas para isso as pessoas precisam se deslocar. Uma obra deste tamanho gera empregos e atrai investimentos, em especial para moradores da região. E é algo que pedimos às empresas que tenham como prioridade. A partir de agora, o transporte público passará por uma via completamente asfaltada", completou Bruno Reis.

Intervenções

Este é mais um projeto realizado pela administração municipal em Cassange, localidade que durante muito tempo ficou carente de serviços públicos, mas que nos últimos anos vem se desenvolvendo com ações municipais de urbanização. Nesses 16 meses da atual gestão, o bairro teve toda a Estrada das Pedreiras (cerca de 4 km de extensão) pavimentada. A Rua das Palmeiras também foi beneficiada com obras de drenagem, resolvendo problemas históricos de alagamentos no local, concreto e asfalto, além de meio-fio e passeios.

Em abril passado foi inaugurada a nova Estrada dos Fidalgos, trajeto responsável pela ligação da Estrada das Pedreiras à Estrada da Barragem.  Após obra de infraestrutura concluída, a população local teve mais uma alternativa de acesso ao Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, além de facilitar a vida dos moradores do Ceasa que precisam se deslocar para a Estação Mussurunga.

A Estrada Nosso Senhor do Bonfim foi outro trecho de tráfego contemplado com pavimentação asfáltica, sinalização, assentamento de meio-fio e passeio.

Balanço

Apenas neste ano, a Prefeitura entregou à cidade diversas obras que trouxeram fluidez à mobilidade da população em locais de grande movimentação. Dentre elas estão a construção da ponte sobre o Rio Camarajipe, na Avenida Tancredo Neves, e a nova Avenida Milton Santos (Ondina).

Ainda nesse período, a gestão municipal autorizou intervenções viárias na Rua Granja Marazul, que passará a fazer ligação com a Avenida Professor Manoel Ribeiro, e na Rua Rodolpho Coelho Cavalcante (ambas no bairro do Stiep). A Via Bronze, na região Valéria, também passa por requalificação.

Morador do Cassange há mais de três décadas, o caseiro Jurandir do Rosário, de 38 anos, celebra a revolução urbana ocorrida no bairro nos últimos 9 anos. "Sempre convivemos com problemas relacionados à chuva, com lama e buracos que causam transtornos aos motoristas, danificando os carros e prejudicando a todos. Antes tínhamos que dividir a pista com os carros, e conviver com a insegurança sanitária e de iluminação. Com as ações da Prefeitura a região tem se desenvolvido. Está melhorando e a expectativa é das melhores".