Andar em ruas de barro e sem infraestrutura, aos poucos, será uma memória distante do passado dos moradores de Cassange e adjacências. Depois da Estrada das Pedreiras, entregue no início do ano, uma nova via do bairro será requalificada pela Prefeitura em um prazo de quatro meses. A ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação da Estrada dos Fidalgos foi assinada nesta sexta-feira (26), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Sucop), Luiz Carlos de Souza.

Com investimento de aproximadamente R$4,4 milhões, as intervenções serão realizadas em 1,7 km de extensão, onde serão aplicados 10 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 1.482 m de drenagem, passeio em concreto, meio-fio e muro de arrimo de alvenaria de pedra. As obras serão realizadas sob a coordenação da Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O prefeito salientou que a obra vai melhorar ainda mais a mobilidade no local, que recebeu a principal via do bairro, a Estrada das Pedreiras, completamente requalificada pela administração municipal, no início do ano, com investimento de R$5,4 milhões. “Agora, iniciamos mais uma obra de impacto, com a Estrada dos Fidalgos, e em breve vamos conectar toda a região com as estradas Senhor do Bonfim e do Ouro. Dessa forma, todos vão trafegar com maior rapidez, garantindo, por exemplo, o acesso à Boca da Mata, para que os moradores possam ter acesso ao Hospital Municipal com segurança e rapidez. Nosso objetivo é trazer mais qualidade de vida para os moradores das diversas regiões da cidade”, declarou Bruno Reis.

Mobilidade

A nova via vai ligar a Estrada das Pedreiras à Estrada da Barragem, contribuindo para melhorar a mobilidade em Cassange e entorno. Com a obra concluída, a população terá mais uma alternativa de acesso ao Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata. Após a inauguração, a obra vai beneficiar quem precisa transitar pela Estrada Velha do Aeroporto e por São Cristóvão, Boca da Mata, Cajazeiras, Jardim Nova Esperança, além de moradores do Ceasa e quem precisa se deslocar para a Estação Mussurunga.

O mestre de obras aposentado Odilon Alves, 64 anos, hoje cadeirante, sempre enfrentou muitas dificuldades para circular pelo bairro devido às péssimas condições das vias. "Esse é o principal problema da região. Agora, com as obras, a região e os moradores serão mais valorizados, pois, graças à Prefeitura, este local vai se desenvolver e tem muito a crescer", avaliou.

Para o jardineiro Gilson de Jesus, 39 anos, morador de Cassange há duas décadas, sempre houve muita dificuldade em trafegar pela região, principalmente em época de chuva. "Eu costumo comparar com a coleta do caranguejo, pois quando chove andamos dentro da lama, ficamos ilhados. Mas, agora temos a expectativa de melhora, porque não está fácil para ninguém, e é bom saber que, mesmo nesse momento difícil de pandemia, a Prefeitura está olhando pelos moradores de Cassange. Dessa forma, tudo vai melhorar", completou.

Estrada Nosso Senhor do Bonfim

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis autorizou a requalificação de mais uma via no bairro: a Estrada Nosso Senhor do Bonfim. As obras englobarão 1 km de vias para realização de pavimentação asfáltica, sinalização, assentamento de meio-fio e execução de passeio.

Ainda durante a assinatura, o prefeito anunciou que vai reformar e ampliar a capacidade da Escola Municipal Raimundo Lemos, em Cassange, além da construção da Escola Sol Nascente, nas proximidades do Jardim Campo Verde, cuja licitação está concluída, aguardando apenas a assinatura da ordem de serviço.

Balanço

Desde 2013, foram executados mais de 657 km de recapeamento asfáltico e mais de 74 km de pavimentação e novas vias. O investimento total dessas ações é de R$549,4 milhões em cerca de 860 logradouros.