Nos últimos dias 17, 18 e 19, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) promoveu uma série de workshops com especialistas das quatro componentes do saneamento básico para incorporar novas informações à fase de diagnóstico do PMSBI. Os eventos ocorreram com objetivo de dar continuidade ao processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI), através de um planejamento das ações com participação social, atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico.

Instituições, como os prestadores de serviço de cada área, professores de universidades entre outros, participaram de forma ativa da ação que foi realizada no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino. Os workshops compõem a fase final do diagnóstico participativo e foram precedidos por duas oficinas abertas à população, que tiveram a finalidade de identificar os principais problemas enfrentados pela sociedade na área de saneamento básico.

“O Plano será o instrumento de planejamento do município. Sua elaboração está prevista na Política Federal de Saneamento Básico e está sendo desenvolvido também em consonância com os princípios fundamentais da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Depois de elaborado e aprovado, este instrumento nos ajudará na captação de recursos junto ao governo federal e outras instituições para implementação de obras em nossa cidade”, afirmou o secretário Luiz Carlos.

O resultado do trabalho dos técnicos envolvidos no PMSBI agregado às contribuições advindas das oficinas e workshops poderá ser consultado em breve na página da SEINFRA (www.seinfra.salvador.ba.gov.br), no processo de consulta pública que terá início no próximo dia 2.