Os moradores da Rua Getúlio Vargas, no Lobato, estão transformando o medo em esperança, com as obras de contenção de encosta a serem realizadas pela Prefeitura no local. Para proteger as famílias que vivem na área de risco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) atua na região, desde a última terça-feira (16), com avaliação do terreno e, em seguida, a realização das intervenções.

Com investimento de mais de R$1,2 milhão em recursos próprios, a obra tem previsão de término para abril do próximo ano. No local são realizados serviços de cortina atirantada e drenagem.

As intervenções vão proteger o talude para evitar deslizamentos, além de recompor a mobilidade no local, comprometida em decorrência dos estragos das chuvas. “É uma obra de contenção de encosta, que vai devolver a segurança aos moradores e restabelecer o trânsito na rua, que há quase dois anos foi interrompido”, explicou o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

Esperança

A moradora do bairro Ivete Menezes, de 67 anos, destacou a importância da obra. "Felizmente vamos sair desta situação de perigo. Já presenciamos deslizamentos umas três vezes. Dias chuvosos nos deixam apreensivos, não conseguimos nem dormir. Essa realidade vai mudar”, torceu.

O marinheiro Ailton Silva, de 70 anos, contou que, quando chove, a vizinhança fica assustada, com medo de o barranco deslizar e as casas desabarem. "Com certeza essa obra vai melhorar muito as nossas vidas. As intervenções vão trazer segurança, atualmente nem mesmo viaturas da polícia ou ambulância têm acesso à rua. Estou torcendo para que o inverno do ano que vem seja mais tranquilo para todos nós", declarou esperançoso.

Balanço

Desde 2013, mais de 110 obras de contenção foram realizadas em Salvador, com investimentos de quase 120 milhões. Atualmente, outras dez estão em andamento, com mais de R$23 milhões investidos.