A comunidade da Rua Nova do Camurugipe, no bairro de São Caetano, passa a viver com mais tranquilidade a partir desta sexta-feira (1º), com a nova contenção de encosta instalada pela Prefeitura. A entrega do equipamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), com as presenças do prefeito Bruno Reis e de gestores municipais.

No local, ainda foram construídas e reformadas escadarias e muros de contenção, a fim de evitar futuros deslizamentos de terra. As escadarias passaram a ter degraus regulares e corrimão, dando mais segurança para os moradores no deslocamento.

“Estamos vindo mais uma vez para fazer a entrega da segunda etapa deste conjunto de obras que está trazendo mais segurança e tranquilidade para as famílias que moram aqui. Estamos concluindo praticamente todas as áreas de risco aqui na Rua Nova do Camurugipe. Uma obra como essa permite que as famílias possam dormir em paz”, destacou o prefeito.

A intervenção, cuja segunda etapa custou R$950 mil, é a continuidade das ações da Prefeitura nas encostas da cidade. Com esta, já são 110 obras de contenção de encostas entregues na capital baiana desde 2013, pela Prefeitura, e 210 geomantas implantadas desde 2016.

Segundo último censo do IBGE, a cidade possui 1.040 áreas de risco e 45% da população da cidade mora nessas áreas. Salvador tem topografia irregular e muitas pessoas, por não ter oportunidade, constroem casas próximas a vales e cumeeiras.

“Por isso, esse trabalho não se resume apenas em períodos de chuva, mas durante todos os 365 dias do ano. A cada ano investimos mais recursos e protegemos mais nossa cidade. A Salvador de hoje está mais preparada para enfrentar as chuvas do que a Salvador de ontem”, destacou Bruno Reis.

O gestor ainda lembrou que já foram realizadas 111 obras de contenção definitiva e 210 aplicações de geomanta. “Com fenômenos da natureza não se brinca, pelo contrário, é necessário continuar investindo na prevenção. Hoje há nove contenções sendo realizadas e mais duas geomantas a entregar. Com isso, vamos dar início a outra priorizando áreas com risco maior porque a cidade vem crescendo. Proteger encostas significa salvar vidas, trazer segurança e tranquilidade às famílias que moram nessas áreas”, finalizou o prefeito.

Alívio

Nascida e criada na Rua Nova do Camurugipe, a diarista Raquel Nascimento, de 37 anos, já presenciou muitos acontecimentos perigosos envolvendo deslizamentos de terra da encosta. “O barranco já cedeu várias vezes. Tivemos telhados e paredes danificadas, era a maior preocupação para todos. Ficávamos de porta semiaberta, com medo de deslizar e levar tudo com todos dormindo na sala e prontos para sair correndo. Agora, temos mais tranquilidade e conseguimos dormir de portas fechadas”, disse.

A doméstica Liliane Silva, moradora há 15 anos da região, respira aliviada com o fim dos trabalhos de contenção. “Quando vim morar aqui, era um matagal. Aos poucos, a encosta começou a ceder, até que ficou arriscado morar neste lugar. Sempre foi uma moradia de alto risco, principalmente com as crianças. Eu já presenciei o deslizamento chegar na porta de casa, e isso não me deixava dormir, com medo de uma tragédia. Agora, estamos mais aliviados. Hoje é só alegria”, relatou.

Balanço

Desde 2013, a Prefeitura já entregou 111 obras de contenção concluídas, sendo 97 delas entre 2013 e 2020 e 14 apenas este ano. No total foram gastos R$117 milhões para a execução dos trabalhos. Atualmente, a cidade conta com nove obras em andamento, no valor de R$23,7 milhões.