Mais duas localidades foram beneficiadas com ações da Prefeitura, desenvolvidas através de dois dos principais programas destinados a melhorar a qualidade de vida e aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. Na manhã desta quarta-feira (26), o bairro do IAPI recebeu 102 casas em situação precária reformadas pelo Morar Melhor. Ontem (25) à noite, a região da Cidade Baixa foi o foco da estratégia de modernização da iluminação pública, através do Iluminando Nosso Bairro. As entregas foram realizadas de maneira simbólica pelo prefeito Bruno Reis.

O Morar Melhor já havia reformado 427 casas no IAPI em outras duas ocasiões. Nesta terceira etapa, a Prefeitura investiu em cada habitação até R$7 mil para realização dos serviços que são feitos em conjunto com cada beneficiado, envolvendo pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, colocação de portas, janelas, pias e vasos sanitários.

Bruno Reis lembrou que o programa é o mais desejado pela população carente. “O Morar Melhor foi criado após a constatação da realidade de muitas casas de Salvador que se encontram insalubres, sem reboco e sem pintura. Nas caminhadas pela cidade, era comum os moradores pedirem materiais como bloco e cimento para fazerem reforma. Foi assim que essa iniciativa surgiu: ouvindo as pessoas”.

Com seis anos de existência, o Morar Melhor se tornou um verdadeiro case de sucesso ao realizar intervenções nas residências de baixo padrão construtivo através da requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores mais conforto. Já são 33 mil casas alcançadas com o programa em mais de 150 localidades da capital.

“Aqui a família escolhe que intervenções quer realizar e a própria Prefeitura executa a obra”, afirmou o prefeito, acrescentando o alcance social que o Morar Melhor tem. Não à toa, a ação chegou a ser apresentada no Senado da República, inclusive, servindo de modelo para ser replicado em outras cidades do país.

Transformação

“Um bagaço”. Essa é a definição que o aposentado José Ribeiro de Sales, 91 anos, descreve sobre a situação da própria casa antes do Morar Melhor. Ele, que vive na Rua Florisvaldo Filho, no IAPI, há 65 anos, não esconde a felicidade de ver que seu lar foi completamente reformado. Um sonho que se tornou realidade.

"A minha casa não tinha nada, só parede no bloco. Dormia com a porta aberta porque ela estava quebrada. Como eu ganho um salário mínimo da aposentadoria, não tinha nenhuma condição de fazer uma obra como essa. O Morar Melhor veio e fez um verdadeiro milagre”, disse.

Cidade Baixa em LED

O trabalho de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por modelos LED está avançando em Salvador por meio do programa Iluminando Nosso Bairro (INB). Desta vez, a iniciativa foi concluída em diversas localidades da região da Cidade Baixa: Boa Viagem, Bonfim, Jardim Cruzeiro, Mangueira, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Ribeira, Santa Luzia e Uruguai.

No total foram instalados 3.027 pontos em 387 logradouros, com investimento municipal de R$3 milhões. “O INB é um programa importante porque ajuda o bairro a ficar mais bonito, aconchegante e iluminado, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Essa iluminação em LED é o que há de melhor no mundo e poucas cidades conseguiram avançar como Salvador”, declarou Bruno Reis.

Na ocasião, ele assinou ordem serviço para colocação de lâmpadas de LED em outros pontos da Cidade Baixa. O serviço beneficiará as avenidas Luiz Tarquínio (Bonfim) e Caminho de Areia (Caminho de Areia), nas ruas Jardim Castro Alves (Caminho de Areia), Santos Titara (Massaranduba), Praça da Redenção (Massaranduba), Visconde de Caravelas (Ribeira) e em todo o bairro da Calçada. Serão instalados no total 296 pontos. O investimento é de R$340 mil.

Como as novas luminárias possuem maior fluxo luminoso e mais claridade, contribuem para melhorar a segurança pública, além de oferecerem maior conforto visual aos cidadãos. O serviço também incentiva a ocupação de espaços públicos e áreas de lazer, além de favorecer a circulação de veículos. Além disso, as lâmpadas de LED proporcionam mais sustentabilidade ao meio ambiente, sendo 60% mais econômicas e possuindo maior vida útil e baixo custo de manutenção.

De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), todas as luminárias instaladas na Cidade Baixa estão preparadas para receber sistema de telegestão. Ou seja, essa tecnologia permitirá, por exemplo, o controle remoto dos equipamentos, identificação imediata das ocorrências, economia no consumo de energia e redução de custos operacionais.

Moradora da Rua Marquês de Santo Amaro, na Ribeira, a dona de casa Sueli Alves, 58 anos, aproveitou uma praça que existe no local para levar o neto João Guilherme, 5 anos, para passear. “Aqui na região era um breu que dava medo de transitar à noite. Bem diferente de agora. A iluminação nova traz um grande diferencial, realçando ainda mais as belezas que têm aqui no bairro”, comemorou.