O bairro de Pau da Lima foi beneficiado com um conjunto de obras de infraestrutura e de melhorias habitacionais promovidas pela Prefeitura, que já proporcionam mais qualidade de vida e dignidade às famílias que vivem próximo à Avenida Gal Costa. O prefeito Bruno Reis esteve nesta sexta-feira (14) na Rua Local 1 para entregar 100 casas reformadas no entorno, por meio do Morar Melhor, além de duas escadarias drenantes, uma quadra poliesportiva e uma praça.

“Esse somatório de ações promoveu a transformação de toda essa área daqui de Pau da Lima. Mesmo com as limitações orçamentárias que a Prefeitura tem enfrentado na pandemia, não paramos um dia sequer e iremos avançar ainda mais, realizando novos projetos para tornar uma Salvador cada vez melhor”, destacou Bruno Reis.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável por coordenar o Morar Melhor, 1.016 casas já haviam sido reformadas no bairro em etapas anteriores. Agora, a iniciativa novamente alcançou imóveis que estavam em condições precárias de habitação.

Em cada construção, o valor destinado para a realização das intervenções foi de até R$7 mil, suficientes para custear serviços como pintura, reboco, colocação de portas e janelas, vaso sanitário e pias. Tudo foi feito conforme a escolha do morador beneficiado. Através do Morar Melhor, a administração municipal já reformou mais de 33 mil habitações em mais de 150 localidades.

Novo lar

A dona Noélia Carvalho Maciel, de 66 anos, contou emocionada a transformação que o programa fez em seu próprio lar.  “O Morar Melhor, na verdade, não fez uma reforma, mas, sim, reconstruiu a minha casa. Ela era toda no bloco, não tinha telhado direito. Já perdi fogão e guarda-roupa por causa da água da chuva que entrou. Certa vez cheguei a ouvir de um dos meus vizinhos que minha casa era a mais feia da rua. Agora a realidade é outra. Não falta gente tirando foto para botar nos stories das redes sociais”, revelou.

Demais intervenções – Os moradores da Rua Local 1, via que é interligada à Avenida Gal Costa, também passam a contar uma série de atrativos. Um deles é a praça Dona Terezinha, construída para ser a nova opção de lazer e convivência para públicos de todas as idades.

Há uma miniquadra para quem quiser brincar de golzinho, brinquedos como balanço, casa de Tarzan, mesa de ping-pong e amarelinha, além de bancos antivandalismo e academia de ginástica com equipamentos adequados para realização de atividades físicas e alongamentos.  O entorno também ganhou nova iluminação pública em LED e uma quadra poliesportiva para jogar futebol, basquete, vôlei e handebol.

Além disso, duas escadarias foram requalificadas, ganhando sistema de drenagem, degraus regulares e corrimão, promovendo melhor acessibilidade para o deslocamento dos cidadãos. Uma delas está na Rua Jardilina Ferreira e outra na na 2ª Travessa 13 de Maio. Todas essas intervenções totalizaram quase R$600 mil em investimentos.