Mais uma etapa para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) será iniciada na próxima quarta-feira (12). Promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com o apoio das Prefeituras-Bairro (PB), as oficinas setoriais de caracterização e diagnóstico preliminar têm como objetivo a construção do diagnóstico técnico participativo, em uma relação de parceria com diferentes instituições e as organizações sociais para o processo de elaboração do Plano.

As oficinas estão divididas por região de cada PB e serão realizadas até o dia 27 deste mês, com transmissão ao vivo pelo canal do PMSBI no YouTube, no endereço https://bit.ly/2QyBE4V e interação em tempo real via chat/comentários. A ação será por meio de plataformas digitais, considerando os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia.

O público das oficinas será diversificado, representando os diversos segmentos da sociedade civil, do poder público e de instâncias de controle social. São cerca de 60 atores estratégicos em cada PB, que representem as demandas e características dos bairros, a exemplo de organizações não governamentais (ONGs), agentes comunitários de saúde, lideranças locais, conselheiros e cooperativas de materiais recicláveis, entre outros.

Tanto os atores estratégicos que estarão na plataforma digital, quanto as pessoas que estiverem acompanhando a realização das oficinas pelo canal do YouTube vão contribuir para a identificação das principais questões relacionadas aos componentes do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

12 de maio (quarta-feira) - Centro/Brotas

17 de maio (segunda-feira) - Barra/Pituba