O bairro do Cassange foi contemplado com um conjunto de obras municipais que já proporcionam mais qualidade de vida aos moradores da região. As intervenções, que envolveram desde a reforma de 90 casas por meio do programa Morar Melhor até pavimentação de rua, requalificação de escadaria e de praça, foram entregues na noite da quarta-feira (28), em solenidade simbólica com a presença do prefeito Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal lembrou que a primeira obra entregue pela Prefeitura este ano ocorreu justamente no bairro – a Estrada das Pedreiras, importante via de ligação, no dia 2 de janeiro, que está recebendo a iluminação completa em LED. “Temos aqui um conjunto de realizações para trazer infraestrutura e qualidade de vida para essa região da cidade, que durante muito tempo ficou esquecida. Mesmo com todas as dificuldades, a Prefeitura não vai parar com as intervenções, pelo contrário, vai continuar avançando para construir uma cidade cada vez melhor”, declarou Bruno Reis. 

Esta é a primeira vez que o bairro recebeu o Morar Melhor, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A iniciativa já reformou, desde 2015 até agora, mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades carentes, tendo uma premissa: mudar a vida das pessoas no local onde elas têm sua própria história. Foi o caso de Catarina Santos, de 64 anos, uma das contempladas pelo programa.

“A situação da minha casa antes era muito precária, molhava muito pelo telhado, não tinha chave nas portas. Fiquei muito feliz com a minha casa agora, que está linda depois de trocar telhado, colocar porta, rebocar e pintar, além de arrumar o banheiro. Só tenho a agradecer”, relatou satisfeita.

Os serviços feitos nas casas são escolhidos em conjunto com cada beneficiado e abrangem pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias. Desse modo, as intervenções proporcionam melhores condições sanitárias às habitações, mais segurança e resgate da autoestima.

Além disso, o Morar Melhor abre caminhos para que outros benefícios ocorram nas comunidades contempladas: execução de ações de infraestrutura em calçadas, pavimentação de vias, construção e reforma de praças, campos e quadras esportivas. Em muitas ocasiões, inclusive, os próprios moradores das localidades cadastradas são empregados para trabalhar nas obras de reforma, gerando, com isso, emprego e renda. 

Praça

Os moradores de Cassange também passam a contar com um novo espaço de lazer e convivência, após a Prefeitura construir a praça Cristina Maria Ribeiro dos Santos (Dona Lôra). A ação foi realizada através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Localizado na 1ª Travessa Boulevard, o equipamento possui 159 m² de área e dispõe de parque infantil com gangorra com três pórticos, escorregadeira, amarelinha, além de bancos de modular antivandalismo e mesas para jogos de tabuleiros. Uma academia de saúde ao ar livre vai permitir que os moradores façam atividades físicas nos seguintes aparelhos: simulador de esqui individual, simulador de cavalgada simples, remada sentada/simulador de remo e giro vertical triplo.

O lugar ganhou novo calçamento e pintura, paisagismo e modernização da iluminação com lâmpadas em LED. Todo projeto contemplou as normas de inclusão para pessoas com deficiências, como rampas, piso tátil e guarda-corpo.

Pavimentação e escadaria

A Rua das Palmeiras foi beneficiada com obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação em concreto e asfalto, além de construção de meio-fio e passeios. A iniciativa beneficia famílias do entorno, proporcionando mobilidade adequada a pedestres e veículos e resolvendo problemas históricos de alagamento. 

Além disso, a Prefeitura requalificou a escadaria da Travessa Boulevard. O equipamento possui 100m e atende aos critérios necessários de acessibilidade, com degraus nivelados e corrimão.

As melhorias foram aprovadas pela doméstica Hildete Góes, de 48 anos. “Aqui tá muito bom, porque não tinha nada disso antes. A gente andava no barro, não tinha ônibus. Hoje a gente tem essas reformas, tem asfalto e, agora, esse local de diversão para as crianças, graças a Deus”, contou.