Para avanço das obras de requalificação da Avenida Tancredo Neves, o tráfego de veículos será bloqueado temporariamente por algumas horas, no fim de semana, em dois trechos da Avenida Professor Magalhães Neto. A intervenção afetará também o sistema de transporte na região. Os agentes estarão no local para orientar condutores e pedestres e a sinalização também será reforçada na via.

No sábado (24) pela manhã, o acesso ao Loteamento Aquarius pela Rua Clara Nunes (via que fica ao lado do McDonald’s) será interditado. Os condutores com destino ao Loteamento devem entrar na marginal da Magalhães Neto mais à frente e seguir para o Aquarius pela rua Desembargador Álvaro Clemente de Oliveira, que fica logo após o Hospital da Bahia. Os motoristas com destino à orla poderão continuar usando a faixa livre na via principal. A previsão é que à tarde esse trecho seja liberado.

No domingo (25), o bloqueio afeta o sentido oposto da Magalhães Neto. Obras na altura do Edifício Civil Business vão interditar completamente a via no sentido Salvador Shopping. Neste caso, os condutores deverão necessariamente entrar no bairro Costa Azul, passando sobre a pequena ponte que fica em frente ao supermercado G. Barbosa, de onde podem seguir para a Avenida Tancredo Neves. A previsão é que ainda no domingo esse trecho seja liberado.

Transporte

Com o bloqueio total da via principal no domingo, as linhas de ônibus que passam pela Avenida Magalhães Neto terão seu itinerário modificado até a liberação do tráfego. Desta forma, as linhas provenientes da Orla devem acessar o pontilhão na altura do G Barbosa, e seguir pela Rua Arthur de Azevedo Machado sentido Avenida Tancredo Neves, e seguir seus itinerários.

Já as linhas que entram no Costa Azul vindos da Avenida Magalhães Neto deverão utilizar o pontilhão do G Barbosa, Rua Arthur de Azevedo Machado, fazer o retorno nas imediações da Fieb e, em seguida, pegar a Rua Doutor José Peroba, seguindo daí seus itinerários. Tão logo a via seja liberada as linhas devem retornar aos seus itinerários de costume.

Projeto

A requalificação prevê uma ligação subterrânea (trincheira bilateral) entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Além disso, está incluída no projeto a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajipe. No caso da trincheira, a intervenção prevê ainda a construção de uma nova via, além de recapeamento das vias existentes e ajustes na passarela instalada no local, drenagem, iluminação em LED e paisagismo.

A nova Tancredo Neves é uma obra complementar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit). A requalificação visa melhorar o tráfego na região tanto no sentido orla, através da Magalhães Neto e Rua José Peroba, quanto em direção ao miolo da cidade, pela Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), ao priorizar o transporte coletivo, além de facilitar o trânsito de pedestres.