0
0
0
s2sdefault

Mudar de vida sem precisar sair da casa de onde mora nunca fez tanto sentindo para a artesã e aposentada Bernadete Santana, 78 anos. Ela, que vive na comunidade Vila Brandão, na Vitória, foi uma das famílias selecionadas pelo programa Morar Melhor, iniciativa municipal que realiza melhorias em habitações cujas estruturas se encontram em situação precária. Nesta quinta-feira (11), o prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos e do subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, Lázaro Jezler, esteve na localidade para autorizar a intervenção em 50 imóveis da região.

A residência de Bernadete esteve entre as primeiras a receber o serviço e hoje serve de modelo para a vizinhança. “Moro aqui há três décadas e graças a Deus e à Prefeitura consegui realizar o desejo de ter um lar reformado. Foi feito reboco, pintura, colocaram porta e janela novas, além de pia e vaso no banheiro. É praticamente uma outra casa”, comemorou.

A artesã e aposentada conta com orgulho o carinho que tem pela comunidade, onde atualmente mora com a filha e mais três netos. A Vila Brandão, disse Bernadete, além de ser tranquila possui vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. “Não troco aqui por nenhum outro lugar”, garantiu.

Transformação

Bruno Reis afirmou que a chegada do Morar Melhor à Vila Brandão obedeceu a requisitos técnicos estipulados para o funcionamento do programa. “Aqui havia muita casa insalubre. Das pessoas beneficiadas, a maioria é mulheres chefes de famílias. A Prefeitura veio e investiu em torno de R$7 mil por imóvel fazendo uma verdadeira transformação. Não há programa social e habitacional que traga tanta dignidade quanto o Morar Melhor”, disse o gestor. Ele lembrou que a iniciativa se tornou um caso de sucesso e atualmente é copiada em diversas cidades no Brasil.

O prefeito completou ainda que, no futuro, mais residências na região deverão ser contempladas com melhorias e serviços habitacionais. “Pela posição estratégica e privilegiada aqui da Vila Brandão, que pode até se tornar um dos pontos turísticos de visitação, iremos ampliar o Morar Melhor nesta localidade. Aqui também chegará outros programas da Prefeitura, como o Casa Legal, que promove regularização das propriedades através da entrega dos títulos de posse. Autorizei, ainda, que minha equipe identifique uma solução para resolver os problemas de alagamento que existem”, destacou.

Funcionamento

No Morar Melhor, os serviços escolhidos em cada uma das casas alcançadas pelo programa ocorrem em conjunto o beneficiado. É possível realizar pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a iniciativa já reformou mais de 31 mil casas em mais de 128 localidades, desde 2015 até agora, sendo um instrumento de resgate, cidadania e autoestima da população que vive em áreas carentes. Atualmente, há mais de 7 mil casas cadastradas para receber a ação.

0
0
0
s2sdefault