Pela segunda vez, o Morar Melhor – programa municipal que realiza reformas em casas que se encontram em situação precária – trouxe mudança de vida a diversas famílias de baixa renda no bairro da Caixa D’Água. O prefeito Bruno Reis esteve, nesta sexta-feira (29), na entrega dos 200 imóveis que foram alcançados pela iniciativa. A solenidade simbólica, realizada na Travessa Guaíba, também contou com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

O bairro da Caixa D’Água já havia sido contemplado com o Morar Melhor, em 2018, ocasião em que foram reformadas 228 casas. Ou seja, no total a região já soma 428 habitações que receberam as intervenções, proporcionando mais dignidade e conforto aos moradores da região.

“O Morar Melhor é um dos programas que mais nos emociona, que faz o nosso coração bater mais forte, principalmente pelos depoimentos das famílias que temos a honra de receber. Muitas pessoas viviam em uma situação insalubre, com banheiro em situações precárias, não tinham segurança porque as portas e janelas estavam danificadas. Hoje, muitos passam a ter uma outra realidade. É isso que o Morar Melhor propõe: mudar a vida das pessoas no local onde elas têm sua própria história”, destacou Bruno Reis.

Desde que foi criado, em 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 31 mil casas em mais de 128 localidades da capital baiana. Outras 50 mil casas devem ser reformadas nos próximos quatro anos pela Prefeitura. Os serviços são escolhidos em conjunto com cada morador e nessa terceira fase o valor máximo de investimento em cada imóvel foi ampliado de R$5 mil para R$7 mil. Ao todo, 10 mil casas já foram cadastradas.

Transformação

O orçamento mensal sempre apertado nunca permitiu que a auxiliar de serviços gerais Iraci Freitas, 45 anos, conseguisse separar uma verba para fazer reparos na casa onde ela mora. Sempre quando chovia na cidade, o imóvel dela, que fica localizado na Travessa Guaíba, na Caixa D´Água, era prejudicado com infiltrações.

Hoje ela exibe com orgulho a moradia, que se tornou uma das mais belas da vizinhança. O imóvel ganhou novo telhado, portas, janelas, reforma do passeio na fachada, pia, vaso sanitário, reboco e pintura.

“Se fosse por contra própria, eu não teria condições de fazer essa reforma. Sou mãe solteira e meu filho mais velho está desempregado. Eu já vinha planejando fazer algumas obras, mas nunca conseguia, pois a situação financeira não permite. Começo 2021 muito feliz e agradeço por ser uma das beneficiárias deste programa”, comemorou.

Demais benefícios

Além das melhorias das condições físicas dos imóveis, maior segurança aos moradores e resgate da autoestima, o Morar Melhor também proporciona outros benefícios para as comunidades contempladas.

Um deles é a atuação também no entorno, com execução de ações de infraestrutura em calçadas, pavimentação de vias, construção e reforma de praças, campos e quadras esportivas. O outro é a possibilidade de que moradores das comunidades cadastradas possam trabalhar nas obras de reforma, gerando assim emprego e renda.