Às vésperas da virada de ano, mais dois órgãos municipais também começam 2021 em novo local. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que antes funcionavam no Vale dos Barris, já estão instaladas no Edifício Roosevelt, no Comércio, em uma localização estratégica: defronte ao Mercado Modelo e Praça Cairu, além dos vizinhos Elevador Lacerda e Baía de Todos-os-Santos.

As novas sedes foram entregues em cerimônia simbólica com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além dos titulares da Seinfra, Luciano Sandes, e da FMLF, Tânia Scofield. Na ocasião, o atual e o próximo prefeito visitaram as instalações e desejaram boa sorte aos colaboradores na nova casa.

A elaboração do projeto e implantação dos dois órgãos durou, aproximadamente, dois anos. A Seinfra, por exemplo, passa a ter 63 salas, auditório, refeitório, três salas de reunião, acessibilidade, sanitários e copa em todos os andares e almoxarifado. O atendimento ao público dos programas habitacionais é feito no mezanino.

Do quarto ao sétimo andar do edifício estão as diretorias do programa Novo Mané Dendê; de Habitação; e de Engenharia e Diretoria de Saneamento, além do Gabinete do Secretário, Núcleo Orçamentário e Financeiro, Coordenadoria Administrativa e Assessorias.

Já a FMLF ocupa três andares, divididos em gabinete de gerência financeira, biblioteca maquete e diretoria de projeto. Foi adotado o conceito da arquitetura contemporânea de espaços abertos, sem muitas divisórias.

Valorização

A iniciativa faz parte da estratégia da Prefeitura de valorizar e promover o Centro Histórico de Salvador, ao trazer cerca de 80% dos órgãos municipais para a região. Esta ação, inclusive, faz parte megaprograma Salvador 360, eixo Centro Histórico.

Além da Seinfra e FMLF, nos últimos anos foram transferidas para a região do Centro Histórico as secretarias de Gestão (Semge); de Cultura e Turismo (Secult); de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis); e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Já funcionam na região o Gabinete do Prefeito e as secretarias municipais da Fazenda (Sefaz), da Reparação (Semur); da Comunicação (Secom); de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre); do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel); e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro.

Também integram a lista a Fundação Gregório de Mattos (FGM); o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), a Central de Licenciamento de Eventos (CLE); a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a Ouvidoria-Geral do Município (OGM) e a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, dentre outros.