Cinco anos depois de um dos períodos mais difíceis para Salvador – as intensas chuvas ocorridas em abril de 2015 que provocaram deslizamentos e mortes na cidade –, um dos palcos da tragédia é transformado pela Prefeitura em local de esperança e de uma nova história, mais feliz e segura para as famílias atingidas pela ocasião. A comunidade Barro Branco, situada no Alto do Peru, à margem da Avenida San Martin, deu lugar à Vila Barro Branco, conjunto habitacional entregue nesta terça-feira (11) pelo prefeito ACM Neto.

Representando as 120 famílias que residirão no conjunto, Carla Verônica Santos, de 28 anos, e Marilda Souza, 53 anos, receberam cada uma, das mãos do prefeito, o termo de posse da moradia. Para a reurbanização da localidade após o deslizamento que destruiu parte da comunidade, foram investidos cerca de R$26 milhões, sendo R$13,5 milhões para contenção da encosta e R$12,5 milhões para a construção da Vila Barro Branco.

ACM Neto ressaltou que a situação provocada pelas chuvas em 2015 fez com que a Prefeitura demonstrasse grande capacidade de mobilização e transformação das ações municipais. “É uma realização extraordinária. Vem a lembrança do que aconteceu há cinco anos, quando houve o deslizamento da encosta e pessoas morreram. Era um drama, as pessoas aflitas e, a partir dali, passamos a acompanhar o dia-a-dia da comunidade do Barro Branco”, relembrou.

“No lugar onde aconteceu aquela tragédia, a vida falou mais alto. Hoje, as famílias que moravam aqui naquela época voltam a habitar o local e se somam a outras também vítimas de chuvas e que vão viver com toda a segurança. É uma alegria e contentamento muito grandes de viver esse momento e poder fazer essa entrega na cidade”, completou ACM Neto.

Emocionado, o vice-prefeito Bruno Reis, também presente na solenidade, ressaltou o profundo envolvimento com a comunidade em dois momentos: à frente da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em 2015, quando aconteceu o deslizamento, e, até recentemente, da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), ao acompanhar a elaboração e construção da vila ocorrida em um tempo recorde – sete meses.

“Barro Branco havia se tornado uma montanha de areia e lama e, hoje, ao ver como está esse local, não há sentimento maior de realização. Não há nada mais importante para um ser humano do que a própria casa. Este empreendimento é o primeiro construído pela Prefeitura exclusivamente para vítimas das chuvas”, declarou.

Estrutura

Com projeto desenvolvido pela Seinfra, o empreendimento habitacional é composto por quatro torres com 30 unidades e cinco pavimentos cada. Para concretizar essa nova fase de esperança e de um futuro melhor, as torres receberam os nomes de flores – Açucena, Cerejeira, Lótus e Narciso –, que possuem significado de renovação, renascimento e nova fase da vida.

Com entrega das chaves a ser realizada nas próximas semanas, os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e sanitário. Todos atendem aos critérios básicos de moradia, acessibilidade e recomendações técnicas. O conjunto também possui parque infantil, academia de ginástica ao ar livre, quadra poliesportiva, espaço de jogos, pista de cooper, quiosque, espaços de convivência, estacionamento e energia solar nas áreas comuns.

Foi reservado, ainda, um espaço para a implantação de uma horta comunitária, com plantio a ser realizado futuramente pelos moradores com apoio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Há também a melhoria do acesso com alargamento da Avenida Bolera, que terá seis metros em mão dupla, além de passeios com acessibilidade.

Recomeço

As lágrimas que um dia foram de tristeza pela perda da mãe, irmã, avó e primo em 2015 hoje são de alegria para Carla. “Mesmo depois de tudo o que aconteceu, quis voltar para cá. Acompanhei toda a construção e, agora, vou morar em um local mais seguro. O nome que eu dou a isso é gratidão pois, depois de tudo o que eu passei, tenho a certeza de que vou ter a minha casa”, contou.