Na manhã desta segunda-feira (02), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esteve na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), para uma palestra ao combate do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte da Semana Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que acontece entre 2 e 6 de Dezembro.

O técnico em vigilância, Edvaldo Queiroz, relatou durante a breve palestra sobre os perigos do mosquito transmissor, além de informar sobre as diferenças dos tipos de mosquito, a evolução do vírus, e claro, como prevenir a proliferação da doença. “Se você vê um agente de saúde pode chamar, ele precisa atender você, mesmo que ele informe que aquela área não é dele”, afirmou Edvaldo.

Também foi debatido sobre os sintomas causados pela picada do Aedes e sobre os exames que podem ser realizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O técnico presente na palestra  afirmou ainda que existe uma necessidade de colaboração mútua também por parte da população, em evitar deixar água parada, reservatórios de água destampados, e em caso de focos de larvas e mosquito discar 156.