Em alusão ao Novembro Negro, nesta sexta-feira (22) na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), aconteceu um bate-papo promovido pelo Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) - da Secretaria da Reparação (Semur) – que abordou as ações voltadas para a população negra na cidade de Salvador.

A convidada, Nívia Dias, mestra em educação e contemporaneidade, falou sobre os principais programas oferecidos pela Prefeitura de Salvador voltados para a população negra. “Pensar uma política, uma discussão a respeito da valorização do empoderamento de pessoas negras, sobretudo nos espaços públicos, isso reflete numa oferta de melhores serviços para nossa população, que se tratando de Salvador é majoritariamente negra nós somos 83% dessa cidade”, relatou.

A roda de conversa também contou com a presença de Gildete Farias, responsável pelo PCRI na Superintendência de Obras Públicas (Sucop), pontuou sobre “brincadeiras” de cunho racista dentro dos espaços de trabalho. “Não cabe mais brincadeiras! Todos nós precisamos nos respeitar acima de qualquer coisa”, afirmou. O bate-papo contou com a participação dos colaboradores da Seinfra que aproveitaram para tirar dúvidas acerca de questões de raça.

Pela tarde, a secretária da Semur, Ivete Sacramento, apresentou aos gestores da Seinfra o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), tal como seus objetivos e a capacidade de identificar, prever e enfrentar o racismo. Houve também um debate acerca das políticas públicas racialmente equitativas e estratégias de inclusão. Na oportunidade, o secretário da pasta recebeu o documento contendo o PCRI e todas as suas diretrizes.