Uma espera dos moradores do Subúrbio Ferroviário que já dura décadas, a requalificação do Canal do Paraguari, em Periperi, teve as obras iniciadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (20). A ordem de serviço para início imediato da primeira etapa da intervenção foi assinada na Rua da Glória pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, lideranças comunitárias e população.

O prefeito lembrou que, desde as primeiras visitas realizadas no local, já havia o sonho dos moradores de que fosse feita uma intervenção ao longo do canal que pudesse promover beleza e um ambiente ainda mais agradável, contribuir para que não se tornasse um depósito de lixo, atenuasse os problemas causados pelo período das chuvas e que trouxesse espaços comuns de convivência, lazer e aproveitamento.

“Esse se tornou um sonho também da Prefeitura em 2013, mas, na ocasião, não havia capacidade de execução, nem projeto de engenharia e nem recurso. Aconteceram muitos contratempos para a realização dessa obra, mas não desistimos. É uma ação que vai mudar a vida dos moradores da região”, afirmou ACM Neto.

O prefeito ainda ressaltou a importância da ordem de serviço ocorrer em pleno 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. “Estamos na cidade mais negra do Brasil e, aqui, a gente ainda convive com casos de preconceito e discriminação, não apenas na questão do xingamento, mas também em situações como a desigualdade de renumeração e de acesso à educação", frisou.

"O recado que damos é de que, aqui, não há medo de trabalho e de correr atrás dos sonhos. A nossa consciência contra o preconceito e discriminação, com as políticas públicas afirmativas da atual administração em favor da negritude, que é a essência da nossa cultura, gente e povo, está nos nossos corações não apenas no dia 20 de novembro, mas em todos os dias do ano”, completou o prefeito.

Melhorias

A primeira etapa da requalificação, que atinge uma extensão de 925 metros de rio e tem previsão de duração de oito meses, vai contemplar a implantação de patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal. O local também terá travessias para pedestres sobre o canal a cada 60m de extensão e nova iluminação pública com luminárias em LED.

O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal e com a construção de um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade. Assim como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), o Paraguari também ganhará ciclovia e as duas praças da Rua da Glória serão recuperadas.

Com um investimento de R$ 14.728.235,54, oriundos de recursos próprios, a obra será realizada pela BSM com coordenação da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), vinculada à Seinfra.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seinfra, Bruno Reis, a licitação para a segunda etapa da requalificação está prevista para ser lançada em dezembro próximo. O projeto prevê barragem de contenção para regular a contribuição das águas que chegam ao canal. As duas etapas totalizam quase R$30 milhões em investimentos.