A animação de crianças, adolescentes, adultos e idosos nem de longe lembra um cenário registrado há oito meses: lixo, mau cheiro, alagamentos em época de chuva e muitos ratos e insetos. O canal do Vale das Pedrinhas foi completamente transformado através de obras de urbanização realizadas pela Prefeitura e deu lugar a um verdadeiro espaço de convivência e lazer, resgatando a autoestima e melhorando a qualidade de vida dos moradores e frequentadores da região.

Com uma grande festa que contou com roda de capoeira e apresentações artísticas de alunos da rede municipal de ensino, a entrega oficial do equipamento foi feita nesta sexta-feira (25) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e população. O investimento foi aproximadamente R$5 milhões, com obras coordenadas pela Seinfra e pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

O prefeito lembrou que a urbanização do canal era um sonho antigo da comunidade, que sempre solicitava a intervenção durante as visitas realizadas no bairro. “É com muita alegria que é entregue à comunidade essa obra, que muda completamente o Vale das Pedrinhas trazendo beleza, vida e possibilidade de as pessoas curtirem ainda mais o bairro e viverem intensamente a cidade. A melhor recompensa é ver a alegria, o sorriso no rosto e a emoção estampada no semblante dos moradores”, declarou ACM Neto.

Intervenções

Entre as principais melhorias no canal do Vale das Pedrinhas foi a cobertura com 250m de laje armada, o que possibilitou um novo aspecto ao local e evita que a população descarte material irregular na área – prática que prejudica a limpeza e contribui para os alagamentos. Também foi realizada pavimentação em um trecho de 4,6 mil m² no entorno do canal.

Na superfície, foi construída uma área de convivência e lazer, denominada pelos próprios moradores de Praça Mico Preto e que possui, dentre outros itens, academia de saúde, quadras, parque infantil e ciclovia. O projeto também envolveu ordenamento do comércio, com a construção de quiosques para abrigar os comerciantes que atuavam improvisadamente no local. A área também recebeu ações de paisagismo e melhoria na iluminação.

Mudança de vida

Quem vive e trabalha no local considera que a comunidade renasceu. Criada no Vale das Pedrinhas desde que nasceu, a vendedora Bernadete Rozendo, 40 anos, chega a sentir calafrios ao se recordar como era a realidade da comunidade antes da obra. “Antigamente era esgoto, muriçocas, muitos ratos, um maior que outro. Eu já ficava imaginando passar por aqui, para ser bem sincera passava aqui com medo de cair no esgoto. Só de me lembrar fica arrepiada”, descreveu.

Questionada sobre o impacto da obra para os moradores, ela logo dispara. “Agora parece um sonho, as crianças têm um espaço para lazer, os adultos e adolescentes também têm três quadras esportivas. Isso aqui vive lotado. As crianças brincam no parquinho que antes não tinha. É uma importância muito grande, valorizou nosso bairro”, disse.

Geração de renda

O novo espaço de lazer e convívio social foi para Bernadete a oportunidade de um trabalho. Desempregada há dois anos, ela vende pasteis na praça. “Antes ninguém parava aqui para comer um pastel no esgoto. Valorizou meu bairro que gosto muito e me deu uma nova chance de valorizar meu comércio”, frisou a ambulante.

Para a vendedora Maria José dos Santos, 44 anos, que também acompanhou as mudanças, a obra proporcionou uma mudança de vida para a comunidade. “Era um ambiente que não dava nem para se habitar. Muito rato mesmo e muito mosquito. Mudou a nossa vida e agora a gente está podendo trabalhar. Graças a Deus, tem muita movimentação de pessoas, além de uma área de lazer onde nossas crianças estão mais felizes, se divertem. Temos sempre reunião de pais, famílias e toda a nossa comunidade”, comentou.

Lazer para crianças

As crianças e jovens também comemoram as intervenções realizadas no bairro. O atleta e jogador de futebol, Gabriel de Souza, 23 anos, disse que a diversão agora é garantida. “Com a inauguração da praça e a entrega de toda a reforma ficou muito legal. Temos uma quadra de futevôlei, uma quadra de golzinho, uma de futsal e os acessórios para malhação, ficou uma beleza, show de bola. A gente nunca imaginou que seria assim, agora está uma maravilha”.

Outras melhorias

Além da urbanização do canal, a região do Vale das Pedrinhas também receberá outras melhorias em breve, promovidas pela administração municipal. Uma delas já acontecerá neste sábado (26), com a ordem de serviço para requalificação do trecho de orla entre Amaralina e Pituba. Também já foi autorizada a realização do Programa Iluminando Nosso Bairro, que envolverá também os bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina, para modernizar todos os pontos de luz com iluminação em LED.

Futuramente, o BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido), com a implantação dos corredores exclusivos em fase de obras, vai melhorar ainda mais a mobilidade dos moradores, ao fazer a ligação entre a Lapa e a região do Shopping da Bahia utilizando a Avenida Lucaia, que passa à margem do Vale das Pedrinhas.